Biópsia da Próstata: profilaxia com um dia de antibiótico

Para quem necessita de biópsia da próstata, tratamento profilático pode ser diminuído para 1 dia com o uso de antibióticos.

São muitos os pacientes que hoje procuram os serviços de saúde para a avaliação da saúde da próstata. Uma pequena parte deles pode ser encaminhada para uma biópsia da próstata, a fim de se descartar a presença de um possível câncer.

Há mais de vinte anos usa-se o tratamento antibiótico por três dias, com o intuito de evitar uma possível infecção relacionada à essa biópsia.

No entanto, há hoje uma preocupação no sentido de reduzir as complicações e o custo desse tratamento profilático. Mais ainda, procura-se abreviar o tratamento para minorar a resistência bacteriana, fato que preocupa toda a população. Portanto, hoje a tendência é de se usar apenas um dia de tratamento, e não mais três.

Um estudo publicado no jornal médico BJU International (Aron M et al) avaliou de maneira randomizada três grupos de pacientes, num total de 231 indivíduos que foram submetidos à biópsia da próstata. Ficou demostrado que o uso de apenas um dia de tratamento com

Ciprofloxacina e Tinidazol se mostrou apropriado para o fim de se evitar infecção urinária, prostatite e sepse, mudança que estamos propondo em nosso meio.