Câncer de próstata e a sua relação com gordura saturada

Agravamento do câncer de próstata pode se dar por hábitos alimentares.

Um estudo realizado pela Universidade da Carolina do Norte identificou mais um elemento que pode ter ligação com o desenvolvimento de um câncer de próstata agressivo: os hábitos dietéticos – especialmente carnes e queijos com alto teor de gordura.

Segundo a especialista, Dra. Emma Allot – professora assistente de pesquisa na Gillings School of Global Public Health, da Universidade da Carolina do Norte, dietas com elevado conteúdo de gordura saturada estão associadas com aumento na agressividade do câncer de próstata.

Esta constatação pode sugerir que, ao limitarmos a quantidade de gordura saturada ingerida – medida que sabidamente traz benefícios à saúde global e previne doença cardiovascular – podemos estar contribuindo para evitar um desfecho desfavorável no câncer de próstata. 

Dessa forma, uma rotina alimentar saudável contribui para que o câncer não evolua de forma agressiva no organismo.

 

Sobre o câncer de próstata

O câncer de próstata é o tumor mais comum entre homens com mais de 50 anos. 

A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto (parte final do intestino grosso). 

Dentre alguns sintomas estão:

  • Dificuldade de urinar
  • Diminuição do jato de urina
  • Necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite
  • Sangue na urina

 

Para obter mais dicas do Dr Guimarães, acompanhe as nossas  redes sociais. 

 

Conheça o Dr Guimarães Urologia

 

O Dr. Manoel Guimarães é mestre e doutor em Urologia, com mais de 30 anos de experiência na área. Professor de Urologia por 20 anos, é atualmente médico urologista do Hospital de Clínicas da UFPR. 

Atua na área de oncologia, próstata, cálculos, impotência, ejaculação rápida, vasectomia, bem como toda a área da Urologia.

Para maiores informações, entre em contato pelo telefone (41) 3242-5353.