Câncer de rim: o que é e quais os sintomas

Cerca de 3% dos cânceres que acometem os adultos têm origem nos rins.

O câncer renal ou câncer nos rins é uma patologia que acomete um ou dois rins (direito e esquerdo), que se situam no abdômen ao lado da coluna vertebral e abaixo das costelas.

Esses órgãos são envoltos por uma fina camada de tecido conjuntivo e por uma camada de gordura, que filtram e excretam toxinas prejudiciais ao organismo, além de excessos de água, sódio, etc.

O câncer de rim é duas vezes mais comum nos homens do que nas mulheres e atinge com mais frequência pessoas entre 55 e 75 anos de idade.

Fique atento aos sintomas

Em estágios iniciais, o câncer de rim pode até mesmo não apresentar sintomas. Mas, quando surgem, os mais comuns são:

• Sangue na urina: ocorre devido ao rompimento dos vasos sanguíneos da massa do tumor. O sintoma está presente em 40% a 50% dos pacientes.
  • Dor persistente na região lombar. Os rins localizam-se na parte mais profunda do abdome e, conforme o tumor cresce, pode ocorrer uma pressão na coluna.
  • Perda repentina de peso
  • Cansaço que não passa
  • Palidez
  • Febre

Quando a doença avança, pode surgir aumento do volume abdominal, inchaço nas pernas, falta de ar, tosse e dores ósseas ou fraturas, além de dor de cabeça, tontura, visão dupla e perda da força muscular de um dos lados do corpo.

Ao menor sinal, não hesite em procurar auxílio médico urologista.

Conheça o Dr. Guimarães

O Dr. Manoel Guimarães é mestre e doutor em Urologia, com mais de 30 anos de experiência na área. Professor de Urologia por 20 anos, é atualmente médico urologista do Hospital de Clínicas da UFPR.

Atua na área de oncologia, próstata, cálculos, impotência, ejaculação rápida, vasectomia, bem como toda a área da Urologia.

Para maiores informações, entre em contato pelo telefone (41) 3242-5353.