Células T no tratamento contra o câncer

Primeiro paciente tratado com células T no Brasil apresentou melhoras em menos de 1 mês.

O Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto foi pioneiro na América Latina no tratamento do câncer com células T.

O paciente, de 62 anos, já estava desenganado pelos médicos que lhe deram menos de um ano de expectativa de vida, quando se submeteu ao tratamento experimental.

Pouco mais de um mês após o início do tratamento com as células T, o paciente já estava com alta prevista. Ele ganhou peso, voltou a andar, seus gânglios no pescoço desapareceram, e ele já não precisava mais de morfina para amenizar a dor.

O diretor do Centro de Transplante de Medula do Hemocentro de Ribeirão Preto, Renato Cunha, acredita ter conseguido provar o conceito do tratamento, já que o organismo do paciente respondeu bem.

COMO É O TRATAMENTO COM CÉLULAS T

As células T são células presentes no sangue, e que fazem parte do nosso sistema imunológico, responsáveis por combater as doenças que atacam o organismo.

Mas, o câncer consegue enganar essas células T, tornando-se invisíveis a elas e, assim, consegue se proliferar pelo organismo. 

Os cientistas conseguiram modificar geneticamente as células T, retiradas do próprio paciente, tornando-as capazes de enxergar novamente as células cancerígenas e destruí-las

Para isso, eles incluem nestas células uma proteína que aumenta a sensibilidade a certos tipos de linfoma. Após o tratamento em laboratório, as células voltam ao corpo do paciente através de uma infusão.

Quando as células T geneticamente modificadas retornam ao organismo do paciente, passam a se multiplicar aos milhões rapidamente. Elas conseguem identificar as células cancerígenas e as destroem, impedindo o avanço da doença.

PAÍSES QUE JÁ UTILIZAM CÉLULAS T NO TRATAMENTO DO CÂNCER

Além do Brasil, outros países já utilizam este tratamento em linfomas e leucemias. Reino Unido, China e Japão são alguns deles. Nos Estados Unidos, mesmo os casos terminais apresentam índices superiores a 80% de remissão do câncer.

MANOEL GUIMARÃES UROLOGIA

O Dr. Manoel Guimarães é mestre e doutor em Urologia, com mais de 30 anos de experiência na área. Professor de Urologia por 20 anos, é atualmente médico urologista do Hospital de Clínicas da UFPR

Atua na área de oncologia, próstata, cálculos, impotência, ejaculação rápida, vasectomia, bem como toda a área da Urologia.

Para maiores informações, entre em contato pelo telefone (41) 3242-5353.