Como vai a saúde do seu pai?

Em recente pesquisa elaborada com o apoio da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU.ORG) junto a 5 mil homens acima de 40 anos e de nove capitais brasileiras, constatou-se o que nós, urologistas, que lidamos diariamente com os homens, já sabíamos: 38% não costumam ir ao médico com frequência e 64% nunca fizeram um exame para medir os níveis de testosterona.

Pesquisas apontam que os principais motivos de morte entre os homens são doenças cardiovasculares, cânceres, entre eles o mais incidente é o de próstata, e o alcoolismo. O câncer de próstata é uma doença que não apresenta sintomas nos estágios iniciais, quando o índice de cura chega a mais de 90% dos casos tratados. Para o diagnóstico, o exame de toque retal é importante, já que de cada 10 casos diagnosticados 4 terão valores de PSA normais.

Enquanto as mulheres visitam o médico desde a adolescência para prevenção de doenças, o homem só vai ao consultório médico quando sente algo. É preciso mudar esse pensamento para podermos ter pais saudáveis e por muito mais tempo.