Complicações no aparelho urinário masculino

Com o passar do tempo, o sistema urinário dos homens começa a dar sinais de problemas. Até mesmo urinar pode se tornar uma tarefa difícil. O aumento da próstata, as mudanças nos rins e na musculatura da bexiga são sinais comuns de que algo não está bem.

Não é possível conter os efeitos do avanço da idade. Pode-se sentir que a bexiga não esvaziou totalmente ao urinar, vontade constante de ir ao banheiro ou diminuição da urina. Os exames de rotina são a forma mais eficaz para diagnosticar precocemente a doença e iniciar o tratamento.

O aumento da próstata chama-se hiperplasia. Trata-se de um tumor benigno, que pode levar a infecções e sangramentos. A doença surge após os 45 anos de idade. Medicamentos e cirurgia impedem a hiperplasia de próstata.

Já a incontinência urinária é a perda de urina e, com o tempo, pode causar doenças de pele nas áreas genitais ou mesmo infecções por fungos e bactérias. A bexiga hiperativa faz com que a urina não fique retida por muito tempo no órgão. Em geral, é sequela de Acidente Vascular Cerebral (AVC), parkinson e mal de Alzheimer.

Bons hábitos como não fumar, beber líquidos com frequência e diminuir a ingestão de sal contribuem para a saúde do sistema urinário. Caso perceba alguma mudança no corpo, procure sempre um especialista.