As consequências de tomar água em excesso

Saiba quais as consequências de tomar água em excesso e qual a quantidade recomendada por dia.

Sabe aquela frase que diz “Tudo o que é demais faz mal”? Pois ela é legítima, até mesmo quando falamos em tomar água em excesso. Apesar de desempenhar um papel essencial para o bom funcionamento do nosso organismo, em quantidades exageradas, água demais também pode fazer mal à saúde.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) a quantidade ideal para o consumo diário de água é de 2,5 litros para um homem de 70 kg e 2,2 litros para uma mulher de 58 kg, ou uma média de 8 copos por dia, isso de um modo geral, sem contar alguns fatores individuais (atividade física, temperatura ambiente, situações de doença, entre outros).

É óbvio que em dias mais quentes a necessidade de líquidos é maior, já que perdemos mais líquido pela transpiração.

No entanto, o que deve ser levado em consideração e que merece cuidado, são os alimentos, que em sua grande maioria, também possuem água.

Uma boa forma de verificar se estamos bebendo a quantidade correta de água é pela urina. Se ela estiver muito amarelada ou alaranjada, significa falta de água. Caso esteja clara e transparente, tudo está ok.

O ideal mesmo é respeitar a sua sede!

Nós, que trabalhamos com a parte urinária e miccional, por vezes notamos que o excesso de líquido pode causar perda da qualidade de vida. Isso ocorre principalmente nos pacientes com distúrbios miccionais como bexiga neurogêncica, Parkinson, pacientes que tiveram Acidente vascular cerebral previamente, pacientes portadores de incontinência urinária de esforço, bexiga hiperativa, hiperplasia da próstata, entre outros.

Outra maneira, mais objetiva de se avaliar a real necessidade de líquidos, é medir a diurese em 24 horas. Esse volume não deve exceder 1,8 a 2 litros, que é a quantidade recomendada para pacientes que são portadores de litíase urinária.

MAS AFINAL O QUE O EXCESSO DE ÁGUA PODE CAUSAR?

Tomar água em excesso pode diluir o sódio na corrente sanguínea e causar hiponatremia, em outras palavras, intoxicação por água.

Porém, é muito difícil um indivíduo normal desenvolver a doença bebendo só água, visto que isso seria possível apenas se ele consumir quantidades superiores a três ou quatro litros de água por hora.

QUAIS OS SINTOMAS DE HIPONATREMIA?

Os principais sintomas associados à hiponatremia são:

– Náuseas                                          – Confusão Mental

– Vômitos                                          – Fadiga

– Cólicas

Porém, a maioria dos casos de hiponatremia ocorre pela combinação de ingestão excessiva de líquidos e maior secreção da hormona antidiurética.

Como já citado, com o excesso de água no organismo, e a perda de sódio, potássio e magnésio, a pessoa fica propensa ao vômito, convulsão e aumento da pressão intracraniana, que podem causar o rompimento de vasos sanguíneos e provocar um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Fonte: