DAEM – Declínio Androgênico do Envelhecimento Masculino

Mulheres entre a idade de 40 a 55 anos começam a sentir os fortes efeitos da menopausa. Com os homens a fisiologia é diferente, muito menos frequente, mas sim, eles também podem sofrer com a falta hormonal! O chamado Declínio Androgênico, ou andropausa, é de difícil diagnóstico, e pode acabar passando despercebido. A queda da produção da testosterona pelos testículos, acarreta vários sintomas como, alteração de humor, cansaço, sensação de perda de energia e vitalidade, menor motivação, perda de massa óssea e da força muscular, ginecomastia (aumento das mamas), anemia, resistência à insulina, diminuição da libido, dificuldade de chegar ao orgasmo, diminuição da frequência das ereções espontâneas e ou noturnas, e o sintoma que mais leva os homens ao médico, a disfunção erétil ou impotência, isto é, dificuldade de conseguir e ou de manter ereções satisfatórias.

A comprovação do diagnóstico é confusa, já que existem muitos testes bioquímicos (testosterona, testosterona livre, testosterona biodisponível, SHBG) e os valores considerados normais variam bastante, e ainda mais, são de técnica laboratorial considerada cara e tecnicamente difícil.

Porém, comprovado o diagnóstico, a boa notícia é que o tratamento de reposição hormonal está disponível. Há injeções mensais, e também outras duas a três vezes mais duradouras e ainda aplicações transdérmicas feitas diariamente com Gel aplicado sobre a pele.

Quando bem indicada essa reposição pode significar uma volta a normalidade sexual, e ainda pode combater os demais sintomas da falta da testosterona. Lembrando que não existe uma prevenção específica para essa condição, porém uma vida de hábitos saudáveis é o que todos deveriam buscar: Alimentação saudável, rica em legumes, verduras, frutas e cereais, evitandose- alimentos industrializados e calóricos, usando pouca gordura e pouco doce. Praticar atividade física regularmente. Não fumar, evitar o trabalho em demasia e o estresse. Não abusar das bebidas alcoólicas. Combater o excesso de peso, e procurar ter um sono adequado. O urologista, o médico do homem, pode ajudar a sanar dúvidas nesse atual e importante tópico.