Desmistificando o exame do toque retal

O exame do toque retal é um procedimento simples que permite a detecção de anormalidades na próstata, inclusive o câncer.

 

Considerado por muitos um tabu carregado de estigma e preconceito, o exame do toque retal ou da próstata, é um procedimento imprescindível para a detecção de patologias da uretra, dentre elas, o câncer de próstata. Vamos entender um pouco sobre o exame para que esse tabu seja desmistificado. Acompanhe! 

 

O que é?

O exame de toque retal é o procedimento em que o médico urologista insere o dedo indicador na porção final do intestino grosso (reto) do paciente. A partir deste exame físico, é possível avaliar o formato, o tamanho e a textura da próstata, além de identificar a presença de nódulos que podem ser indicativos de um tumor maligno. 

Assim como exame de toque das mamas para a detecção de nódulos indicativos de câncer de mama, o exame de toque retal tem o mesmo objetivo na detecção de câncer de próstata. 

Trata-se de um exame simples e indolor, com tempo de duração bastante curto (de 10 segundos a 2 minutos). 

Além do exame de toque retal, pode-se solicitar também o PSA, um exame de laboratório que detecta antígenos específicos da próstata e serve como complemento no diagnóstico de câncer e outras doenças dessa glândula.

 

Recomendação 

É recomendado que os homens façam o exame de toque retal anualmente a partir dos 50 anos. Contudo, para homens que têm histórico de câncer na família, especialmente o de próstata, é necessário começar aos 45.

A próstata é uma glândula do tamanho de uma noz que fica em volta da uretra, logo abaixo da bexiga. O diagnóstico de anormalidades nessa região é imprescindível para a detecção precoce de patologias como o câncer de próstata. Quanto antes detectado, maiores são as chances de sucesso no tratamento. 

Para mais informações, entre em contato com o Dr Guimarães Urologia.

 

MANOEL GUIMARÃES UROLOGIA

O Dr. Manoel Guimarães é mestre e doutor em Urologia, com mais de 30 anos de experiência na área. Professor de Urologia por 20 anos, é atualmente médico urologista do Hospital de Clínicas da UFPR

Atua também nas áreas de oncologia, próstata, cálculos, impotência, ejaculação rápida e vasectomia, bem como toda a área da Urologia.

Entre em contato pelo telefone (41) 3242-5353 ou clique aqui!