Diagnóstico com IA: Como a Inteligência Artificial pode diagnosticar doenças

No mês passado, o vice-presidente da Microsoft Healthcare, Peter Lee, declarou que o projeto de diagnóstico com IA (Inteligência Artificial) anunciado no início de 2018 será lançado em breve.

Em poucos anos, um sistema capaz de diagnosticar inúmeras doenças com apenas uma amostra de sangue será realidade.

Trata-se do trabalho da Adaptive Biotechnologies, startup de health tech com sede em Seattle. Seu plano é desenvolver um sistema capaz de decodificar a informação genética nos linfócitos T, agrupamentos de glóbulos brancos do sangue.

Essas células são as responsáveis pela defesa do organismo. E nelas está toda a informação a respeito de doenças autoimunes, infecciosas, e até mesmo de tipos de câncer.

DIAGNÓSTICO COM IA

O objetivo da parceria entre a Microsoft e a Adaptive Biotechnologies é mapear o sistema imunológico do indivíduo para diagnósticos mais rápidos e precisos.

O estado do sistema imunológico é um espelho de tudo o que afeta a saúde de uma pessoa. Nas palavras de Peter Lee:

“Isso soa muito como ficção científica. E, de fato, quando a ideia foi apresentada pela primeira vez para mim pelo pessoal da Adaptive Biotechnologies, eu também era um pouco cético sobre isso, apesar do fato de que sou um grande fã de Star Trek”.

Para decifrar o sistema imunológico, o projeto é alimentado com dados extraídos dos linfócitos de pessoas cujos diagnósticos já foram realizados.

A Adaptive Biotechnologies está conseguindo catalogar uma biblioteca de 100 bilhões de micro dados por mês. Em breve, o algoritmo já estará treinado o suficiente para ser capaz de fazer diagnósticos rápidos e precisos.

MANOEL GUIMARÃES UROLOGIA

O Dr. Manoel Guimarães é mestre e doutor em Urologia, com mais de 30 anos de experiência na área. Professor de Urologia por 20 anos, é atualmente médico urologista do Hospital de Clínicas da UFPR.

Atua na área de oncologia, próstata, cálculos, impotência, ejaculação rápida, vasectomia, bem como toda a área da Urologia.

Para maiores informações, entre em contato pelo telefone (41) 3242-5353.