Dieta e câncer de próstata: como o primeiro pode prevenir o segundo?

A doença pode ser fruto da idade avançada, carga genética ou alimentação inadequada. Saiba mais sobre a relação entre dieta e câncer de próstata.

A idade vai chegando e muitos homens, normalmente após os 50 anos, começam a sofrer com problemas de saúde, entre eles o câncer de próstata. A doença está diretamente ligada a fatores genéticos e histórico familiar, o que aumenta muito a probabilidade de desenvolvimento da doença. Mas o que muita gente não sabe é que dieta e câncer de próstata podem ter uma relação de prevenção e tratamento.

QUAIS OS SINTOMAS DO CÂNCER DE PRÓSTATA?

Geralmente, os sintomas aparecem em fases mais avançadas da doença, quando por exemplo o indivíduo sente dificuldades ao urinar, demora para iniciar a micção, retenção urinária ou jato muito fraco. Também apresentam dores ósseas e fraturas patológicas, além de trombose de vasos na minoria dos casos.

No entanto, é extremamente importante que o paciente não espere esses sintomas aparecerem. O ideal é manter consultas e exames regulares com seu urologista, uma vez que o câncer de próstata é uma doença silenciosa e pode ser curado com mais facilidade caso diagnosticado precocemente.

Uma outra forma de prevenção da doença é por meio da alimentação. Mas se engana quem acredita que os alimentos recomendados devem fazer parte da dieta somente após indicação médica ou até aparecerem sinais do câncer. Eles devem se tornar um hábito o quanto antes, começando na juventude e acompanhando o indivíduo até a fase adulta.

Mas afinal, quais alimentos são aliados contra o câncer de próstata? Confira 5 dicas!

LEITE

A indicação é consumir cerca de 500ml de leite por dia. Ele é rico em vitamina D e cálcio, nutrientes que ajudam na destruição de células do corpo que não estão funcionando bem, como as células cancerígenas.

Mas atenção! Consumir mais do que o indicado por dia de leite, pode aumentar as chances de desenvolver o câncer de próstata.

ALHO E CEBOLA

Eles são compostos sulfurosos, nutrientes antioxidantes e que impedem a ação de radicais livres. Meia cebola ou dois dentes de alho por dia são uma boa indicação para diminuir as chances de desenvolvimento da doença.

TOMATE

Rico em licopeno, o tomate é um dos mais aliados contra o câncer de próstata, isso porque essa substância apresenta alto poder antioxidante, podendo diminuir em até 33% as chances da doença.

OLEAGINOSAS (NOZES, CASTANHA, AMENDOINS)

Esses alimentos são altamente recomendados pelos médicos, desde que consumidos na quantidade certa. Na maioria dos casos, duas nozes por dia já são o suficiente. Elas são ricas em selênio, outro mineral antioxidante, mas que também ajuda na renovação das células.

As oleaginosas também melhoram o funcionamento do sistema imunológico, já que possuem também a vitamina E.

BRÓCOLIS, COUVE-FLOR E ESPINAFRE

Esses vegetais são ricos em ácido fólico nutriente que combate o efeito dos radicais livres nas células. Esses alimentos de coloração verde-escuros diminuem e muito os riscos de câncer e seu uso é recomendado pelo menos uma vez por dia para garantir o efeito de prevenção.

 

QUAIS ALIMENTOS DEVEM SER EVITADOS?

Enquanto alguns alimentos não devem faltar na mesa de quem sofre com o câncer de próstata ou tem a pré-disposição de desenvolvê-lo, alguns devem ser evitados. É claro que muitos deles podem ser consumidos, mas com certa moderação e controle. São eles:

– Álcool                                                           – Açucares e adoçantes

– Café                                                              – Produtos alimentares refinados

– Fast Foods                                                   – Batatas e Massas

– Gorduras Saturadas                                   – Arroz branco

DIETA DO MEDITERRÂNEO E ASSOCIAÇÃO COM RISCO MENOR DE CÂNCER DA PRÓSTATA AGRESSIVO

Um estudo recente, publicado no jornal The Urology de fevereiro deste ano, mostra a associação da chamada Dieta do Mediterrâneo a uma menor probabilidade do aparecimento do câncer de próstata agressivo. A dieta, se resume no hábito de ingerir frutas, vegetais, legumes, peixe e azeite de oliva.

Na Espanha, entre 2008 e 2013, foram estudados 754 casos da doença. Dentre elas, foram definidos três tipos de dietas: Ocidental, Prudente e Mediterrânea, e sua relação com tumores de próstata mais agressivos. Curiosamente, pacientes que praticavam a Dieta do Mediterrâneo, tiveram, nesse estudo, uma associação menor com tumores Gleason maiores do que 6, sabidamente mais agressivos.

Esse tipo de observação necessita ainda mais estudos para que o conceito seja cimentado, mas não deixa de ser um estímulo para que todos nós tenhamos uma dieta saudável, que evite produtos industrializados, refrigerantes, conservantes, e químicos em geral.

 

Fonte:

https://www.andrologia.com.br/quais-sao-os-alimentos-que-protegem-prostata/

https://www.aapecan.com.br/artigos/alimentacao-x-cancer-de-prostata