Dúvidas frequentes sobre urologia

Existem muitos mitos e duvidas que circundam temas sobre urologiamuitas vezes pelo medo dos homens questionarem e debaterem sobre esses temas. Separamos algumas das dúvidas mais frequentes sobre urologia. Lembrando que o ideal é sempre procurar um urologista, para te auxiliar.

Do que trata o Urologista?

Do aparelho urinário (Rins, ureteres, bexiga, uretra) e do aparelho genital masculino (Pênis, testículos, escroto, próstata).

Que sexo e idade o urologista trata?

Ambos os sexos, todas as idades. Como s homens não tem um médico que os receba rotineiramente o urologista é tido hoje como o médico do homem.

Quando devo ir ao urologista?

Sempre que houver uma alteração do aparelho urinário ou genital masculino. Uma primeira consulta poderia ocorrer na infância, para avaliar uma possível fimose ou distopia dos testículos. Na adolescência, para ter uma orientação efetiva sobre o desenvolvimento sexual, orientação quanto á anticoncepção, varicocele, fertilidade e sobre prevenção a doenças sexualmente transmissíveis. Após isso apenas ao redor dos 40 anos, para dosar o PSA que serviria como ponto inicial para a prevenção do câncer da próstata. Homens idosos frequentam o urologista para avaliar a próstata, tando o crescimento benigno (hiperplasia) como maligno (Câncer).

Vasectomia pode ocasionar em uma disfunção sexual?

Não, a cirurgia não altera o desejo sexual muito menos a ereção. O que vemos nos pacientes é até uma melhora na qualidade da vida sexual, a cirurgia os deixa mais seguros quanto á impossibilidade de ter filhos.

Quais os exames preventivos do câncer de próstata?

O objetivo é fazer uma detecção precoce de um possível câncer e a prevenção de complicações. O principal exame é o teste sanguíneo, o PSA. Esse é o principal marcador tumoral da história da medicina, e um divisor de águas nessa área. Porém, como o PSA não é 100%, o toque retal aumenta a acurácia no diagnóstico.

Meu pênis esta torto, o que posso fazer?

Quando ocorre uma ereção é normal apresentar um grau de tortuosidade. É considerado uma doença, quando o grau de tortuosidade está tão elevado que dificulta a atividade sexual,  principalmente a penetração. Apesar de uma curvatura de poucos graus da haste peniana ser considerada normal, é possível que estejamos frente a um caso da doença de Peyronie. Nesse caso um médico urologista deve ser procurado para uma avaliação apropriada e o tratamento, se for necessário, por vezes até cirurgias

O câncer de próstata causa impotência?

Infelizmente os tratamentos para combater o câncer, tanto cirurgia como radiotearapia, podem levar a impotência. A incidência é proporcional a idade do paciente. Homens jovens evoluem mais favoravelmente, enquanto homens com mais de 65 anos, podem ter uma piora na ereção em mais de 50% dos casos.