Escore de Gleason: 3 + 3 é câncer de próstata?

Tumores da próstata apresentam diferentes graus de agressividade – que são analisados de acordo com o escore de Gleason. Entenda melhor sobre o processo no artigo.

Por ser um dos tumores mais comuns entre a população masculina, diversos são os procedimentos que precisam ser feitos no paciente – incluindo o escore de Gleason, uma classificação criada por Donald Gleason, anátomo-patologista norte-americano, para diferenciar os graus de agressividade presentes nos tumores de próstata.

Essa classificação é realizada de acordo com as características das células que compõem o tumor. Portanto, as que são mais parecidas com as da próstata normal possuem grau 1; já as que destoam das células saudáveis possuem grau 5. Muitas vezes, porém, o câncer de próstata tem áreas com diferentes graus – e, essas, normalmente são classificadas a partir das duas áreas que formam a maior parte do câncer. O primeiro número é o grau mais comum do tumor e, o segundo, o menor. Portanto, caso o escore de Gleason seja de 3 + 4 = 7, significa que a maior parte do tumor é de grau 3 e, a menor, de grau 4.

Com relação à somatória 3 + 3 = 6, há evidências científicas que mostram que esse tumor não representaria um verdadeiro câncer, tanto por razões clínicas, do comportamento do tumor, quanto por aspectos estruturais, da cito-genética celular. Um artigo publicado online em junho de 2018, no Journal of Urology, mostra mais sobre esse tema atual e, de certa forma, um pouco controverso.

Os autores, do Johns Hopkins, avaliaram mais de sete mil peças anatômicas obtidas nas cirurgias realizadas entre 2005 e 2016. Em 4% dos casos, mostrou-se doença fora da próstata de uma maneira focal e, em 2,4% dos casos, de maneira não-focal. Desses, em apenas um foi notado a presença de invasão da vesícula seminal, fato que piora o prognóstico. Por conta desses resultados, os autores concluem que a doença deva, sim, continuar a ser nominada câncer.

Esteja em dia com a sua saúde! Agende uma consulta com um dos urologistas da nossa Clinica e previna-se do câncer de próstata: www.clinicabelluno.com.br | (41) 3242-5353.

Fontes: