Evite ficar muitas horas sem urinar

Na rua, longe de banheiros e com vontade de urinar, o que fazer?  Segurar a urina até não conseguir mais é um comportamento que pode contribuir para o aparecimento de uma infecção urinária, tanto nos homens como nas mulheres. O esvaziamento frequente da bexiga é um mecanismo que serve para eliminar as bactérias da uretra, assim evitando uma possível infecção urinária. Dessa forma quanto mais tempo se fica sem ir ao banheiro, maior o risco.Além de facilitar o surgimento de uma infecção urinaria, o ato de reter a urina por muito tempo pode facilitar a formação de cálculos (pedra) no interior da bexiga.

A dor sentida quando não se vai ao banheiro é resultante da pressão que a urina provoca pela distensão das paredes da bexiga. O perigo está quando sentimos essa pressão, vamos ao banheiro e não liberamos toda a urina acumulada na bexiga. Isso eleva as chances das infecções que surgirem serem ainda piores. Além disso a hiper-distensão do músculo vesical é associada a uma dificuldade na contração do mesmo!

A inibição do desejo miccional pode levar a um desconforto, já que a sensação de repleção passa das células nervosas da parede da bexiga aos gânglios e nervos pélvicos, chegando até o nosso cérebro, comunicando-se ainda com um sistema ligado a emoção. Esse estímulo faz com que o desejo da micção seja ativado. Então, somente ouvir o barulho de uma descarga ou torneira, a manipulação de água, ou saber que há um banheiro por perto, faz com que a vontade de urinar seja por vezes incontrolável.

A quantidade ideal de ingestão diária de líquido é ao redor de 2 litros. Esse volume leva à necessidade de ir ao banheiro entre 6 a 7 vezes ao dia. Quando o indivíduo perde mais água pelo suor ou respiração, em climas tropicais como o nosso, por vezes é necessário um volume maior. Uma boa dica é a de medir o volume urinado em 24 horas. O ideal é que essa quantidade esteja ao redor de 1,5 a 2 litros.