Feixe vásculo-nervoso: qual o efeito em mantê-lo na cirurgia do câncer de próstata?

A preservação do feixe vásculo-nervoso durante a cirurgia do câncer de próstata é de suma importância – entenda o porquê.

A próstata é uma glândula localizada logo abaixo da bexiga e que produz parte da substância que compõe o esperma. Ela é a glândula que desenvolve o principal tipo de tumor sólido nos homens – popularmente conhecido como câncer de próstata, condição tratada, na maioria das vezes, por meio de cirurgia (que pode ou não preservar o feixe vásculo-nervoso da região).

Muitos indivíduos diagnosticados com a doença ficam receosos quanto às consequências que ela pode trazer – como a incontinência urinária e a impotência. Em primeiro lugar, a cirurgia do câncer de próstata sempre vai almejar três pontos: o controle do câncer, a preservação da ereção e também da continência urinária. É por isso que, durante o procedimento, a preservação do feixe-vásculo nervoso da região da próstata é muito importante, uma vez que é um cordão por onde passam os nervos e vasos sanguíneos responsáveis pela ereção.

Atualmente, muitos trabalhos e estudos estão sendo desenvolvidos sobre essa questão, como o CEASAR, um estudo prospectivo, populacional e observacional com pacientes diagnosticados com a doença e tratados cirurgicamente entre 2011 e 2012. No momento da operação, foi observado a preservação ou não de um ou ambos feixes vásculo-nervosos da próstata de 91 homens e, a partir disso, constatou-se que tanto a função sexual como a continência urinária foram preservadas quando os dois feixes vásculo-nervosos foram mantidos.

A prevenção do câncer de próstata se dá por meio de campanhas de conscientização para a realização periódica do exame de toque retal, o qual verifica se a glândula está aumentada ou não, bem como se há a existência de nódulos na região. Além disso, a ida frequente ao urologista é obrigação do paciente também. Por isso, agende uma consulta comigo e esteja em dia com a sua saúde: www.clinicabelluno.com.br | (41) 3242-5353.

Fonte: