Fumante? Cuidado com o câncer de bexiga

Também conhecido como carcinoma urotelial, o câncer de bexiga surge, em 90% dos casos, no revestimento interno da bexiga (órgão onde fica armazenada a urina). Não se sabe ao certo quais são as causas desse mal, porém se tem evidências de que em cerca de metade dos casos em pessoas do sexo masculino há um histórico de vício em tabagismo; outro grupo de risco são aqueles que trabalham, ou entram em contato direto, com materiais que são cancerígenos, como corantes, borracha, couro, alumínio e pesticidas.

Os sintomas mais comuns podem ser apresentados em outras doenças do trato urinário, por isso sempre consulte um urologista para a avaliação da sua saúde. A mais recorrente em cerca de 80% dos casos, é a presença de sangue visível a olho nu na urina; além disso, também podem ocorrer dores abdominais, dor ou sensibilidade nos ossos, fadiga, dor ao urinar, aumento de frequência de urinar, assim como a urgência em urinar, perda de peso e incontinência urinária.

O diagnóstico é feito por exames que podem incluir a cistoscopia (exame da parte interior da bexiga com uma câmera); a biópsia, que geralmente é feita com a cistoscopia; tomografias; ou análise de urina. Caso exista a confirmação, serão feitos mais exames para determinar em que estágio de progressão o câncer está, ele varia de 0 a 4, e assim determinar o melhor tratamento para cada caso.

Nos estágios 0 e 1, é indicada a remoção do tumor sem remover a bexiga e a quimioterapia aplicada diretamente na região afetada. Nos 2 e 3, há a remoção total ou parcial do órgão, acompanhado de quimioterapia. Já no último estágio, as chances de sobrevivência do paciente são extremamente reduzidas e uma cirurgia é um processo muito agressivo a eles, por isso a indicação é usar apenas a quimioterapia.

De maneira geral, o câncer de bexiga tem um prognóstico melhor a medida que seja detectado mais precocemente.  Apesar de nos primeiros estágios a chance de reincidência seja alta, o tratamento tem uma boa resposta. Para se prevenir, afaste-se de cigarros ou ambientes muito esfumaçados e da exposição a produtos químicos cancerígenos.