Impotência não representa o fim da vida sexual

A impotência sexual afeta quase a metade dos homens brasileiros, mas, mesmo assim, são poucos os que tocam no assunto. Para desmistificar essa questão e mostrar que a disfunção erétil não é o fim da vida sexual, a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) deu início a uma campanha que pretende divulgar os tratamentos disponíveis no país para esse tipo de problema.

De acordo com presidente da SBU, Carlos Eduardo Corradi Fonseca, a intenção é “desmistificar o assunto e garantir acesso à informação sobre todas as soluções disponíveis, fazendo o paciente procurar tratamento adequado”.

Para fazer o diagnóstico da doença, além de analisar hábitos do paciente, o urologista pode solicitar exames de dosagem hormonal e ultrassonografia peniana, para verificar o fluxo sanguíneo.

Uma das causas mais comuns da impotência é a diabetes, que pode danificar vasos que controlam o fluxo de sangue para o pênis. Alcoolismo, tabagismo, depressão, doenças cardiovasculares, uso de medicamentos, problemas hormonais e cirurgias na próstata e no reto também fazem parte da lista de fatores causadores do problema.

Fonte: O Dia

Imagem: Shutterstock/Luchschen