Inteligência Artificial supera médicos na detecção de câncer de mama

Google Health desenvolve sistema de Inteligência Artificial capaz de identificar o câncer de mama com exatidão.

Um sistema de Inteligência Artificial (IA) desenvolvido pelo Google Health foi capaz de diagnosticar o câncer de mama com mais precisão do que os radiologistas.

O estudo foi publicado na revista Nature, em parceria dos especialistas do Google Health, da Alphabet, e médicos do Reino Unido e Estados Unidos. 

Os resultados mostraram uma redução no número de falsos positivos (quando pessoas saudáveis erroneamente recebem o diagnóstico de câncer), e também o de falsos negativos, que é quando o câncer está presente, mas não é diagnosticado.

De acordo com a American Cancer Society, um a cada cinco casos de câncer de mama não são detectados pelas mamografias, que são imperfeitas. 

E mais da metade das mulheres que realizam o exame recebem um resultado falso positivo a cada dez anos, trazendo uma série de desgastes desnecessários tanto para as pacientes e suas famílias, quanto para os médicos.

Com o sistema de Inteligência Artificial, o número de falsos positivos reduziu 5,7% nos Estados Unidos, e 1,2% no Reino Unido. Já o número de falsos negativos caiu 9,4% nos EUA, e 2,7% no Reino Unido.

“OS RESULTADOS SÃO REALMENTE ANIMADORES”

Assim concluiu Dominic King, diretor do Google Health no Reino Unido. O algoritmo foi testado em aproximadamente 120 mil mamografias nos Estados Unidos e Reino Unido.

Segundo ele, o estudo aponta que a Inteligência Artificial pode ser usada para a detecção precoce do câncer de mama, o que é de extrema importância para o sucesso do tratamento e a cura da doença.

E o especialista reforça que o sistema será um importante aliado dos médicos, e não uma ameaça de substituição dos seus cargos.

Seria uma segunda opinião, dando um incentivo ou uma recomendação aqui e ali para se passar mais tempo analisando uma determinada tomografia, ou assinalar exemplos de falhas”, finaliza King.

MANOEL GUIMARÃES UROLOGIA

O Dr. Manoel Guimarães é mestre e doutor em Urologia, com mais de 30 anos de experiência na área. Professor de Urologia por 20 anos, é atualmente médico urologista do Hospital de Clínicas da UFPR. 

Atua na área de oncologia, próstata, cálculos, impotência, ejaculação rápida, vasectomia, bem como toda a área da Urologia.

Para maiores informações, clique aqui ou entre em contato pelo telefone (41) 3242-5353.