Líquen Escleroso

Líquen escleroso (LS) é o termo preferido para o que era antes chamada de balanite xerótica obliterante. Essa é uma doença inflamatória crônica da pele e mucosa da genitália de causa obscura, isto é, origem desconhecida, sem um mecanismo causador elucidado, apesar de que uma série de publicações tem associado o LSà uma infecção crônica por uma bactéria, tipo espiroqueta, chamada Borrelia burgdorferi.
A incidência é de 1 para cada 300 pessoas. Afeta todas as idades e não epenas os homens. Mulheres após a menopausa tem uma incidência maior. o LS é a causa mais comum de estenose do meato uretral, o orifício por onde sai a urina.  A doença se manifesta como uma placa esbranquiçada que pode envolver o prepúcio (pele que recobre a cabeça ou glande do pênis), a própria glande, o meato uretral e a uretra terminal. Se somente a pele do prepúcio estiver afetada a circuncisão pode ser curativa. Na nossa experiência o LS se inicia no meato uretral, ou ao redor do meato, e pode pode envolver outras áreas do prepúcio. A área se torna edemaciada e espessada e pode haver aderência com a glande. Variante mais grave e que temos observado é o chamado pênis embutido , fenômeno que ocorre devido a uma inflamação severa  da pele do corpo do pênis e o consequente encarceramento do pênis na área peno-púbica e escrotal. Esses pacientes são comumente obesos e diabéticos, e necessitam reconstrução funcional da genitália.
Tratamento: O tratamento local com corticosteroide potentes tem sido muito utilizado com bons resultados. Nos casos em que há estenose grave do meato uretral que não responde a dilatação, a meatotomia, isto é a abertura cirúrgica do meato uretral está indicada. Isto porque pacientes com estenose crônica do meato uretral podem desenvolver severa estenose da uretra. A causa dessa complicação não é totalmente conhecida. Supõe-se que a pressão da urina devido à obstrução do meato possa causar um extravasamento da urina para o interior de glândulas da uretra sadia, causando um processo inflamatório e a posterior estenose da uretra sadia. Nesses casos a imediato reconstrução da área afetada está indicada, por vezes usando-se mucosa oral ou outros tipos de enxerto ou retalho.
Acompanhamento: Pacientes portadores de LS merecem acompanhamento por longos períodos. Há ainda vários estudos que associam a presença de LS de longa duração com o câncer de células escamosas, doença grave que pode levar a consequências drásticas incluindo a amputação parcial do pênis.