Medicina Bioeletrônica: parceria entre o Google e a GSK

Você sabia que o Google também tem projetos na área da medicina bioeletrônica? A parceria com a britânica GlaxoSmithKline vem desde 2016, e já foram investidos mais de 700 milhões de dólares no projeto durante esse período.

 

MAS O QUE É MEDICINA BIOELETRÔNICA?

 

A bioeletrônica é uma área da medicina que utiliza dispositivos miniaturizados implantáveis para controlar e alterar sinais elétricos no corpo humano.

 

Os pequenos dispositivos se agrupam em torno dos nervos para controlar os sinais elétricos.

 

Com isso, os pesquisadores podem ajudar pessoas com asma, por exemplo, ao controlar os sinais elétricos que fluem para os pulmões e determinam a tensão das vias respiratórias. Eles podem ainda combater doenças como diabetes e artrite.

 

E ONDE O GOOGLE ENTRA NESSA ÁREA?

 

Esse não é o primeiro projeto na área médica onde o Google está envolvido. O Google Flu Trends, por exemplo, é um projeto da empresa que utiliza as pesquisas realizadas na internet para prever surtos de gripe.

 

O Google Genomics tem o objetivo de armazenar e colher milhões de genomas para pesquisa na área da saúde.

 

E o Google DeepMind é o projeto que utiliza inteligência artificial para projetos na área médica, e já firmou parceira com o sistema público de saúde do Reino Unido.

 

VANTAGENS PARA AS DUAS EMPRESAS

 

Com a parceria, A GSK ganha com a expertise do Google em Big Data e análise de dados. Já o Google se beneficia da credibilidade da GlaxoSmithKline na área farmacêutica.

 

O maior desafio agora para os pesquisadores é fazer com que os dispositivos sejam pequenos o suficiente, e demandem o mínimo possível de energia. É justamente nesse ponto que a participação de uma empresa de tecnologia é importante.

 

MANOEL GUIMARÃES UROLOGIA

 

O Dr. Manoel Guimarães é mestre e doutor em Urologia, com mais de 30 anos de experiência na área. Professor de Urologia por 20 anos, é atualmente médico urologista do Hospital de Clínicas da UFPR.

 

Atua na área de oncologia, próstata, cálculos, impotência, ejaculação rápida, vasectomia, bem como toda a área da Urologia.

 

Para maiores informações, entre em contato pelo telefone (41) 3242-5353.