Micose contra malária é testada na África

Pesquisadores conseguiram vencer o mosquito utilizando micose contra malária.

Cientistas estão testando um fungo que causa micose contra malária. 

A pesquisa foi realizada próxima à capital de Burkina Faso, onde a malária é endêmica. Os resultados foram publicados na revista Science. 

A malária atinge 215 milhões de pessoas anualmente, e é responsável por mais de 500 mil mortes. Apesar de ter cura, ainda não existe vacina contra a malária, e ela se espalha rapidamente através de mosquitos contaminados pelo Plasmódio.

COMO A PESQUISA FOI REALIZADA

Os cientistas utilizaram um pedaço de pano preto (que atrai os mosquitos), e pincelaram com uma mistura de óleo de linhaça com esporos do fungo Metarhizium pingshaense. Esse fungo é um inimigo natural dos insetos, pois provoca uma grande micose.

Para acelerar o processo, os biólogos alteraram geneticamente os fungos, inserindo uma toxina aprovada como inseticida natural. Ela bloqueia as proteínas das células dos mosquitos.

Primeiramente, os pesquisadores isolaram 3 casas com telas e alimento, e colocaram 100 mosquitos em cada. 

Em uma casa, havia apenas o pano preto com óleo de linhaça. Em outra, o pano preto com o óleo e os esporos do fungo não modificado. Na última, o pano preto tinha a mistura com o fungo alterado com a toxina.

RESULTADOS

  • Na primeira casa, 90% dos insetos sobreviveram 14 dias.
  • Na segunda casa, 50% dos mosquitos morreram até o 10° dia.
  • Na terceira casa, 50% dos mosquitos já estavam mortos em 6 dias.

Para comprovar a eficácia do método, os cientistas replicaram o experimento com 2,5 mil mosquitos em cada casa, e monitoraram por 45 dias (novos mosquitos nascem a cada 20 dias).

  • Na primeira casa, a população de mosquitos aumentou exponencialmente.
  • Na segunda casa, a população não aumentou, mas não foi extinta nos 45 dias.
  • Na terceira casa, os mosquitos foram extintos em 20 dias.

A ideia agora é entregar kits à população com um pano preto, óleo de linhaça e um envelope com esporos do fungo. Barato e fácil de produzir, o kit pode exterminar os mosquitos em áreas onde a malária é endêmica.

MANOEL GUIMARÃES UROLOGIA

O Dr. Manoel Guimarães é mestre e doutor em Urologia, com mais de 30 anos de experiência na área. Professor de Urologia por 20 anos, é atualmente médico urologista do Hospital de Clínicas da UFPR. 

Atua na área de oncologia, próstata, cálculos, impotência, ejaculação rápida, vasectomia, bem como toda a área da Urologia.

Para maiores informações, entre em contato pelo telefone (41) 3242-5353.

 

 

Fontes: