Mitos e verdades sobre o câncer de próstata

O câncer de próstata, por ser o mais comum tumor sólido que afeta os homens, é uma das doenças que mais envolvem tabus para a população e, com isso, existem diversos mitos sobre a doença, exames e tratamentos. Para auxiliar separamos alguns mitos e verdades sobre o câncer de próstata que muitos pacientes possuem dúvidas.

A vasectomia traz risco de câncer de próstata. (MITO)

Nos anos 1990, foi publicado um estudo que fazia essa associação, logo criticada por muitos. Trabalhos posteriores comprovaram que não existe nenhuma ligação entra a vasectomia e o aparecimento do câncer de próstata, por isso a vasectomia é hoje uma prática muito comum.

Todo homem precisa fazer o exame de toque retal. (VERDADE)

Apesar do exame de sangue, o PSA, ter mais especificidade e sensibilidade, a associação desse exame de sangue com o toque retal aumenta em muito a acurácia do rastreamento. A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que, a partir dos 50 anos, o exame deva ser feito todo ano.

O ritmo sexual elevado aumenta o risco de câncer de próstata? (MITO)

A doença está mais relacionada a outros fatores predisponentes, como, por exemplo, a raça negra. Quanto à frequência da atividade sexual não há comprovação de associação.

A única doença que atinge a próstata é o câncer. (MITO)

O câncer é a doença mais divulgada, mas existem outras doenças que podem afetar a próstata, como prostatite e hiperplasia benigna, doença mais comum que o câncer.

Nem todo tumor na próstata é câncer e precisa ser tratado. (VERDADE)

Alguns tumores de baixo potencial agressivo podem ser apenas acompanhados, o que se chama hoje de vigilância ativa. Isso é possível já que a doença atinge uma população já idosa e porque o tumor, de um modo geral, progride lentamente. Nesses casos o acompanhamento médico semestral, ou anual é fundamental.

Câncer de próstata é hereditário. (VERDADE)

Pacientes com parentes que tiveram câncer de próstata apresentam 2,5 vezes mais de chances de apresentar a doença e vai aumentando conforme o número de casos na família.

Após a biópsia da próstata o tumor pode se espalhar pelo corpo (“se mexer pode espalhar”) (MITO)

Está muito bem comprovado que a biópsia da próstata é muito segura nesse sentido, não havendo risco da doença “espalhar”. Se houver indicação, a biópsia deve ser realizada.

PSA que aumenta anualmente mais que 20% pode estar relacionado à câncer (VERDADE)

É o que se chama de velocidade do PSA. Se a cada ano consecutivo há um aumento progressivo de 20% ou mais, há uma chance razoável de a biópsia se fazer necessária