Nobel de medicina 2019

O Nobel de medicina 2019 vai para trio de pesquisadores que descobriu como as células se adaptam ao oxigênio.

O Nobel de Medicina de 2019 foi para o trio de pesquisadores William Kaelin, Gregg Semenza (Estados Unidos), e Sr. Peter Ratcliffe (Reino Unido).

O trio recebeu o prêmio graças à descoberta de como as células sentem e se adaptam à disponibilidade de oxigênio. Eles irão dividir o prêmio de 9 milhões de coroas suecas, equivalente a U$ 913.000 aproximadamente.

Essas descobertas são extremamente importantes para a fisiologia, e irão guiar novas estratégias para o combate de doenças como o câncer e a anemia. A sensibilidade das células ao oxigênio é central para um grande número de doenças.

De acordo com os membros do comitê do Nobel do Instituto Karolinska, da Suécia:

“A descoberta seminal dos laureados deste ano revela o mecanismo de um dos processos adaptativos mais essenciais à vida. Eles estabeleceram as bases para nosso entendimento sobre como os níveis de oxigênio afetam o metabolismo celular e as funções fisiológicas.”

A PESQUISA

Os três pesquisadores desvendaram os mecanismos que fazem com que as células percebam quando os níveis de oxigênio estão caindo, e se adaptem a essa disponibilidade.

É o que acontece quando há mudanças de altitude e a oferta de oxigênio no ambiente diminui, ou quando fazemos exercício em excesso, e os músculos também ficam sem oxigênio.

Os cientistas descobriram que as células sofrem alterações quando o nível de oxigênio ao redor dos genes é alterado. Com isso os tecidos se remodelam, e ocorrem mudanças no organismo, como batimento cardíaco acelerado e ventilação do corpo.

MANOEL GUIMARÃES UROLOGIA

O Dr. Manoel Guimarães é mestre e doutor em Urologia, com mais de 30 anos de experiência na área. Professor de Urologia por 20 anos, é atualmente médico urologista do Hospital de Clínicas da UFPR

Atua na área de oncologia, próstata, cálculos, impotência, ejaculação rápida, vasectomia, bem como toda a área da Urologia.

Para maiores informações, entre em contato pelo telefone (41) 3242-5353.