Novo estudo permite a edição de genes

Método descoberto por cientistas dos EUA poderá ser muito útil no tratamento de alguns canceres e doenças autoimunes.

Foi descoberta recentemente uma técnica que possibilita a reprogramação genética da sequencia do genoma nas células-T de seres humanos – que compõe o sistema imunológico – sem a utilização de vírus. Saiba mais sobre a edição de genes.

Mais conhecida como Crisper (Crispr-Cas9), essa tecnologia se mostrou rápida, versátil e econômica, uma vez que poderá ser usada para terapias celulares e que está diretamente ligado a novas descobertas de tratamentos contra cânceres e doenças autoimunes.

“É um método rápido e flexível que pode ser usado para alterar, aprimorar e reprogramar células-T, de forma que podemos dar a elas a especificidade que queremos para destruir um câncer, reconhecer uma infecção, ou moderar a resposta imunológica excessiva que resulta em doenças autoimunes”, disse o autor principal do estudo, Alex Marson, da Universidade da Califórnia em São Franciso (Estados Unidos).

O novo método tem por base um processo onde um campo elétrico é aplicado aos leucócitos T. Isso torna as membranas celulares permeáveis, e sequências genéticas previamente escolhidas podem ser inseridas num local programado do gene.

Essa edição genética mais rápida, resposta do novo estudo, refletirá positivamente em diversos pilares, como na pesquisa, medicina e indústria.

Fonte:

Theo Roth et al, July 11, 2018, Nature.