Pesquisa indica que coronavírus é encontrado no biofilme dental, a placa bacteriana dos dentes

Pesquisa indica coronavírus na placa bacteriana de pacientes com Covid-19

Um novo estudo realizado por profissionais em Periodontia no Hospital das Clínicas em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, indicou que em cerca de 20% das amostras coletadas de biofilme dental (a placa bacteriana dentária) foi verificado o vírus da Covid-19.

O biofilme trata-se de uma película formada nos dentes por bactérias, microorganismos e restos de alimentos. Este achado traz novas perspectivas para o entendimento sobre as várias portas de entrada do vírus no corpo humano.

Sobre a pesquisa

A pesquisa foi realizada com a coleta do biofilme de 70 pacientes que estavam com Covid-19. O vírus foi detectado em 13 amostras. Dessas 13 – os pacientes nos quais foi encontrado vírus no biofilme – foram os mesmo que tiveram maior carga viral nas amostras de oro e nasofaringe.

Mesmo com o achado, ainda não é possível afirmar se o vírus sobrevive no biofilme e se ele pode se deslocar pelo sistema respiratório ou corrente sanguínea. 

Entretanto, a professora Sabrina Carvalho Gomes, da Faculdade de Odontologia, explicou que novas pesquisas estão sendo realizadas para entender melhor as implicações dessa confirmação. Ela orienta que a população deve seguir com os cuidados bucais já indicados: escovar os dentes com frequência, além de manter as escovas dentais limpas e isoladas umas das outras.

Dr. Guimarães Urologia.