Possibilidade de tratamento da Covid-19 para casos graves

Estudo francês indica tratamento da Covid-19 eficaz para casos medianos e mais graves.

O novo Coronavírus trouxe uma nova situação de calamidade pública em âmbito global e cientistas cada vez mais correm em busca de alternativas para o combate do novo vírus.

A situação, que mobiliza pesquisadores do mundo todo, encontra uma nova alternativa em tratamento em um estudo recente realizado por pesquisadores franceses. Entenda:

Pesquisa francesa com o Interferon

Publicado na revista ‘Science’, o novo estudo proposto pelo grupo de pesquisadores coordenados por Jerome Hadjadj, da Universidade de Paris, chegou à uma conclusão bastante positiva em tratamento para a doença ocasionada pelo vírus da Covid-19.

Após analisar as células imunológicas de pacientes em estado médio e grave da doença, foi verificada uma combinação de uma inflamação alta com uma deficiência proteica específica na resposta imunológica.

A constatação foi de que o vírus possui uma assinatura dupla bem distinta nos casos analisados, que envolve esta inflamação grande no local e a deficiência na resposta imonulógica da proteína Interferon.

O Interferon, proteína que ajuda a combater as infecções virais, neste sentido, seria benéfica no combate à doença, visto a sua deficiência nos casos medianos e mais graves.

A pesquisa sugere que fatores como tempo e exposição a essa proteína específica podem ser parâmetros importantes a serem observados no tratamento da infecção pelo vírus.

Alternativa em tratamento

Com este cenário, os casos mais graves de covid-19, segundo o estudo, poderiam ser tratados com uma abordagem terapêutica combinada de administração da proteína interferon e outras terapias antiinflamatórias.

A mobilização científica em torno do assunto repercute em todo mundo, assim como as novas possibilidades de vacinas que acabam de chegar ao Brasil, já em fase de testes com grupos selecionados.

A comunidade médica e científica fica atenta à todas as possibilidades de tratamento e combate a este novo vírus.

MANOEL GUIMARÃES UROLOGIA

O Dr. Manoel Guimarães é mestre e doutor em Urologia, com mais de 30 anos de experiência na área. Professor de Urologia por 20 anos, é atualmente médico urologista do Hospital de Clínicas da UFPR

Atua também nas áreas de oncologia, próstata, cálculos, impotência, ejaculação rápida e vasectomia, bem como toda a área da Urologia.

Para maiores informações, entre em contato pelo telefone (41) 3242-5353 ou clique aqui!