Quando ir ao urologista

As mulheres vão ao ginecologista desde o início da adolescência, muitas vezes acompanhadas pela mãe. E os meninos, vão ao urologista? Sabe-se da resistência masculina quando o assunto é ir ao médico. A consulta com um urologista deve acontecer em várias ocasiões e não somente após os 40 anos.

Em geral, os homens se preocupam com a saúde do órgão reprodutor quando envelhecem, pois é preciso fazer exames preventivos de câncer de próstata. Mas, ainda na infância, pode ocorrer a criptorquidia (testículo não desce ao saco escrotal), a fimose, hidrocele (excesso de líquido no escroto) e a torção do testículo.

Na puberdade, pode-se fazer acompanhamento urológico ao perceber modificação nos órgãos genitais para preservar a capacidade reprodutiva. A partir dos 40 anos, deve-se fazer um check up. As doenças mais comuns após essa faixa etária são as cardiovasculares e o câncer, que nem sempre são fáceis de se identificar.

A alimentação saudável também contribui para a saúde do homem, assim como o hábito da atividade física, de não fumar e nem consumir bebidas alcoólicas.

O urologista Manoel Guimarães trata:

· Câncer de próstata

· Câncer de bexiga

· Câncer de rim

· Infecção urinária

· Cálculos

· Impotência