Saiba quais são os objetos de estudo da urologia

A urologia é a especialidade da medicina que estuda o aparelho urinário de ambos os sexos. Muitas pessoas acham que o urologista é um médico apenas para homens, pois este trata o sistema reprodutor masculino e desconhecem que ele também é responsável por analisar doenças do trato urinário.

Os órgãos estudados pela urologia são: rins, bexiga, uretra, ureteres e também aqueles que fazem parte do sistema reprodutor masculino: testículos, epidídimos, ducto deferente, vesículas seminais, pênis e próstata, e as glândulas supra-renais.

Entre as doenças mais comuns encontradas em laudos de pacientes dos urologistas estão:

– A disfunção erétil que consiste na dificuldade encontrada pelo homem há pelo menos mais de um mês de manter ou alcançar a ereção em tentativas sexuais.

– A infecção de urina ou cistite, causa muita dor ao urinar pois ela é a inflamação do aparelho urinário que foi causada por bactérias que se colonizaram na urina.

– Hematúria, uma doença muito comum entre a população em geral, é a presença de sangue na urina, consequencia de infecções ou inflamações na bexiga ou na próstata.