Sangue na urina ou hematúria

Como o sangue na urina pode expor doenças graves no organismo

A hematúria, popularmente conhecida como sangue na urina, é um dos principais motivos para a consulta de urgência em um urologista. A presença de células sanguíneas na urina é sinal comum em mais de uma centena de doenças ou de condições sistêmicas, sendo muito frequente entre adultos e crianças. É considerado, em muitos casos, como o primeiro alerta clínico.

A definição clínica de hematúria se dá pela presença de cinco ou mais hemácias por campo da análise microscópica do sedimento urinário, confirmada em pelo menos duas amostras. A presença de sangue na urina pode ser classificada como macroscópica, quando há perda visível de grande quantidade de sangue, ou microscópica, quando apenas há perda de pequena quantidade de sangue, não havendo alteração da cor da urina.

No caso das hematúrias macroscópicas, o sangue na urina se dá por uma manifestação clínica de grande significado, sendo, em alguns casos, relacionado a doenças graves do trato urinário, como câncer de bexiga, câncer renal, malformação vascular renal, cálculos urinários, trauma renal ou até adenoma de próstata, entre outros.

Grande parte das patologias do trato urinário pode provocar sangue na urina com caráter grave, mas cerca de 2/3 destes quadros são causados por três patologias principais: processos inflamatórios ou infecciosos vesicais, tumores vesicais e hiperplasia prostática benigna. Em até 40% dos pacientes com Hematúria intensa assintomática (não acompanhada de dor miccional), encontramos tumores uroteliais. Destes, 35% apresentam a lesão na bexiga.

Em caso menos graves, a presença de sangue na urina pode ter causas muito simples, transitórias e fisiológicas, como menstruação, exercícios físicos e atividade sexual, entre outras motivações. Em todo caso, é de extrema importância a consulta de um médico especializado em sistema urinário, para identificação da causa do sangramento.

Na alimentação, por exemplo, existem muitas substâncias que podem provocar uma coloração avermelhada ou alaranjada da urina e que se pode confundir com a presença de sangue na urina. Confira a relação:

Sangue na urina