Seria seguro reduzir a ingestão de água em quem tem bexiga hiperativa?

Saiba por que ingerir água em excesso pode ser prejudicial para sua saúde e qualidade de vida.

Desde as pesquisas iniciais no final dos anos 90 – sobre o estresse oxidativo causado por radicais livres, anti-oxidantes, e possíveis danos ao DNA, causando câncer – há uma ideia de se aumentar a ingestão de líquidos para se prevenir possíveis danos à saúde.

É comum a recomendação de se ingerir pelo menos oito copos de água ao dia. Essa recomendação é seguida por boa parte da população e é frequente vermos nas academias de ginástica, em salas de reuniões ou no trânsito das cidades grandes, pessoas ingerindo água, com as garrafinhas nas mãos.

Ocorre que essa prática pode trazer uma certa inconveniência à qualidade de vida das pessoas, pelo aumento da frequência miccional, diurna e noturna, principalmente aos portadores de bexiga hiperativa.

Um trabalho foi publicado em Agosto de 2018 no Journal of Urology (Lauren N. Wood ecols), no qual foi realizada uma revisão sistemática dessa matéria desde 1972 até 2017, em estudos de evidência de nível 1, avaliando pacientes com doença cardiovascular, obstipação intestinal, cefaleia, tromboembolismo venoso e litíase urinária.

Foi observado que o uso de oito copos de água ao dia pode prevenir a recorrência de acidentes vasculares encefálicos, porém não previne esse tipo de doença primariamente.

A conclusão dos autores é que, exceto nos pacientes portadores de litíase urinária, não há benefício em ingerir oito copos de água ao dia. Esse hábito pode, no entanto, exacerbar os sintomas de bexiga hiperativa.