CUSTOS E SOBRECARGA GLOBAIS DO CÂNCER DE PRÓSTATA

Estudo publicado em maio de 2018, no “Journal of Urology”, mostra aumento na incidência do câncer de próstata.

Foram publicados no fascículo de maio de 2018, no “Journal of Urology”, os resultados sobre custos e sobrecarga globais e regionais do câncer de próstata. Os dados relatam a incidência, mortalidade e custos da doença no período entre 1990 e 2015. Foram analisadas as mudanças que houveram nesse período, assim como as tendências relacionadas à doença.

Os dados foram obtidos dos sistemas de registro de mortalidade geral e por câncer de cada local, bem como os custos e a morbidade relacionada à doença e ao tratamento específico. Nesse cálculo houve análise da idade média da população, a taxa de crescimento e a incidência da doença propriamente dita.

Observou-se que a incidência da doença aumentou 3,7 vezes no período estudado. Houve também um aumento na idade específica dos pacientes nesse período.

Mostrou-se ainda um leve declínio nas mortes, o qual foi mais notável nos países de renda mais alta, embora que, somente em 2015, houve quase 365.000 mortes pela doença no mundo.

Em conclusão, a pesquisa mostrou um aumento nos custos e na incidência da doença globalmente, com um leve declínio na mortalidade. Isso ocorreu, provavelmente, por conta do avanço tecnológico e conhecimento sobre melhores técnicas cirúrgicas e de radioterapia, bem como no tratamento do bloqueio hormonal e de quimioterapia.

Esse estudo deve ser útil para reforçar a importância da prevenção, a busca pelo diagnóstico precoce e o tratamento do câncer da próstata.

 

Referência bibliográfica: https://www.jurology.com/