Teste PSA pode detectar o risco de câncer de próstata no longo prazo

Um único de PSA poderia detectar o risco de câncer de próstata no longo prazo. O teste PSA está relacionado ao risco de desenvolvimento de câncer de próstata. 

Níveis basais no teste PSA na meia-idade estão associados ao risco de câncer de próstata clinicamente significativo no longo prazo.

É o que revelou um estudo liderado pelo Dr. Evan Kovac, do Montefiore Medical Center de Nova York.

 “Nosso estudo com mais de 10.000 homens entre 55 e 60 anos descobriu que um único teste PSA, realizado na meia-idade, prevê o diagnóstico a longo prazo do câncer de próstata”.

Teste PSA

Os pesquisadores examinaram dados envolvendo mais de 76.000 homens com idades entre 55 e 74 anos. Sua análise foi limitada aos quase 11.000 pacientes com idades entre 55 e 60 anos, no início do estudo entre 1993 e 2001. Todos haviam feito pelo menos um teste PSA.

A equipe descobriu que a incidência do diagnóstico de câncer de próstata clinicamente significativo entre os participantes com um PSA basal de 0,49 ng / mL ou menos foi de 0,4%.

A proporção subiu para 1,5% a 0,50-0,99 ng / mL, 5,4% a 1,00-1,99 ng / mL, 10,6% a 2.00-2,99 ng / mL e continuou a subir atingindo 29,5% a 4,00 ng / mL e superior.

Houve apenas 15 mortes específicas de câncer de próstata durante o acompanhamento, e nove ocorreram em homens com um nível inicial de PSA de 2,00 ng / mL ou mais.

“Este estudo sugere que homens de 55 a 60 anos com PSA menor que 1 poderiam considerar a interrupção de mais exames, pois o risco a longo prazo de câncer de próstata letal é muito baixo (cerca de 1%). Essa estratégia pode ajudar a reduzir os possíveis danos na triagem, incluindo o sobrediagnóstico e o tratamento excessivo de câncer de próstata não letal “, concluiu o Dr. Kovac.

Philipp Dahm, professor de urologia da Universidade de Minnesota, disse à Reuters Health que: “Este estudo fornece suporte adicional à noção de que os níveis basais de PSA podem ser usados para estratificar o risco de desenvolver câncer de próstata clinicamente significativo”.

MANOEL GUIMARÃES UROLOGIA

O Dr. Manoel Guimarães é mestre e doutor em Urologia, com mais de 30 anos de experiência na área. Professor de Urologia por 20 anos, é atualmente médico urologista do Hospital de Clínicas da UFPR.

Atua na área de oncologia, próstata, cálculos, impotência, ejaculação rápida, vasectomia, bem como toda a área da Urologia.

Para maiores informações, entre em contato pelo telefone (41) 3242-5353.