Tratamento do câncer: cientistas descobrem composto que impede metástase

Composto imobiliza as células cancerígenas e dá nova esperança ao tratamento do câncer.

Cientistas americanos descobriram um composto que pode revolucionar o tratamento do câncer. A estratégia inédita imobiliza as células cancerígenas, impedindo o desenvolvimento de metástase.

De acordo com Raymond Bergan, professor de oncologia médica no Instituto OHSU Knight Cancer (EUA):

“O movimento é a chave. Se as células cancerígenas se espalharem por todo o seu corpo, elas vão tirar sua vida. Podemos tratar, mas esse movimento vai tirar sua vida. Estamos estudando uma maneira completamente diferente de tratar o câncer”. 

 UM NOVO OLHAR NO TRATAMENTO DO CÂNCER

A pesquisa foi desenvolvida com a molécula KBU2046, composto que imobilizou as células de 4 tipos de câncer:

  • mama;
  • próstata;
  • colorretal; e
  • pulmão.

Até então, o tratamento do câncer focava em matar os tumores. Com os esforços dos cientistas para imobilizar as células cancerígenas e inibir a metástase, nenhum efeito colateral atinge as células saudáveis.

Isso porque o KBU2046 se liga de forma específica às proteínas das células cancerígenas para impedir sua movimentação. Foram anos para desenvolver esse composto, que não exerce outra ação sobre as estruturas celulares, diminuindo a toxicidade.

Karl Scheidt, professor de química e farmacologia da Universidade de Northwestern e responsável pela pesquisa no laboratório, explica que:

“Começamos com uma substância química que impedia as células de se moverem. Depois, sintetizamos o composto várias vezes para que ele fizesse um trabalho perfeito de parar as células sem efeitos colaterais”.

 ESPERANÇA PARA O TRATAMENTO DO CÂNCER

Os cientistas acreditam que o composto possa ser utilizado no início do tratamento, impedindo que o câncer se espalhe. Eles estimam que em aproximadamente 2 anos os primeiros testes já possam ser realizados em humanos.

 MANOEL GUIMARÃES UROLOGIA

O Dr. Manoel Guimarães é mestre e doutor em Urologia, com mais de 30 anos de experiência na área. Professor de Urologia por 20 anos, é atualmente médico urologista do Hospital de Clínicas da UFPR

Atua na área de oncologia, próstata, cálculos, impotência, ejaculação rápida, vasectomia, bem como toda a área da Urologia.

Para maiores informações, entre em contato pelo telefone (41) 3242-5353.