Tratamento e controle para o HPV

Afinal, existe tratamento para a verruga do HPV (também conhecido como o Vírus do Papiloma Humano)?

A resposta é: não há um tratamento curativo para o condiloma acuminado, a verruga causada pelo HPV (o vírus do papiloma humano). A erradicação ou redução dos sintomas é o objetivo primário do tratamento das verrugas ano-genitais, mas a eliminação das lesões displásicas é o objetivo do tratamento das lesões escamosas intra-epiteliais.

O tratamento é proposta aos pacientes com verrugas visíveis. A ideia é eliminar ou controlar a maior parte das verrugas visíveis até que o sistema imune do hospedeira controle a replicação viral.

O tratamento não é indicado para lesões anogenitais subclínicas da mucosa, na ausência de displasia co-existente.

Tratamento de verrugas do HPV

Não há um tratamento que se mostre superior a outro no tratamento das verrugas. A escolha do tratamento depende do tamanho das lesões, a morfologia, o número, o sítio anatômico, o custo envolvido e a disponibilidade do método, excisão cirúrgica, eletrocauterização, crioterapia, ablação química.

A maioria dos pacientes requer múltiplas seções. Se o método utilizado não for efetivo após 3 tentativas,ou se não houver cura após 6 tratamentos consecutivos, o médico deve pensar em alterar a forma de tratamento.

Pacientes imunodeprimidos, ou portadores do vírus HIV podem requerer um tratamento mais agressivo, por vezes multimodal. Como a recorrência é alta, os resultados podem ser frustrantes para médicos e pacientes.

Subgrupos de pacientes

• Gestantes: As taxas de infecção por HPV são maiores nas gestantes. INterferon, 5-Fluouracil e Podofilina não devem ser usados em gestantes. Há risco de transmissão do vírus à mucosa orofaríngea do neonato.
  • Pacientes com risco aumentado para câncer: Os portadores de verrugas ano-genitais têm risco aumentado para câncer anogenital. o HPV é a principal causa para o câncer do colo uterino (90% do total).
  • Pacientes com verrugas perianais e HIV e aqueles com história de atividade sexual anal receptiva têm risco aumentado para lesão escamosa intra-epitelial (displasia moderada a severa, e carcinoma in-situ). Cânceres de pênis, vulva, vagina, anal e cabeça e pescoço têm ligação com a infecção pelo HPV.
  • Crianças: Verrugas genitais são raras em crianças. Pode ter ocorrido inoculação incidental durante o nascimento. Porém, nesses casos, o profissional de saúde deve suspeitar de abuso sexual.
  • Prevenção: Evitar sexo desprotegido, o uso de preservativos e a postectomia prévia nos parceiros masculinos são fatores protetivos
  • Vacina: No nosso meio não está ainda disponível a vacina 9vHPV.  Pacientes doe 9 a 14 anos devem receber duas doses e pacientes de 15 a 45 anos deve receber três doses da vacina.

O Dr. Manoel Guimarães (CRM/PR 9849 | RQE 3304) é mestre e doutor em Urologia. Tem mais de 30 anos de experiência na área, foi professor de Urologia por 20 anos e é atualmente médico urologista do Hospital de Clínicas da UFPR. Atua na área de oncologia, próstata, cálculos, impotência, ejaculação rápida, vasectomia, bem como toda a área da Urologia.

Confira mais artigos no blog da Clínica Belluno ou, para maiores informações, entre em contato pelo telefone (41) 3242-5353.