Urologista para mulher

Urologista para mulher: o profissional pode cuidar de problemas urinários

O médico especialista em urologia não é um profissional exclusivo para o gênero masculino. Com conhecimento no gênito-urinário, o urologista para mulher é indicado para o tratamento de doenças que atingem rins, ureteres, bexiga e uretra de adultas, idosas e crianças.

Algumas pessoas desconhecem o papel dos especialistas em urologia, tratando-os apenas como profissionais voltados para tratamentos de doenças ligadas aos homens. Patologias como tumores, cânceres, cálculo urinário, incontinência urinária, bexiga hiperativa e cistite, podem ser um dos problemas resolvidos pelo urologista para mulher.

Por outro lado, a presença das mulheres nos consultórios de urologia acontece, na maioria das vezes, pela indicação de profissionais de outras especialidades. Raramente encontra-se um caso de uma visita para fazer um check-up urológico, por livre e espontânea vontade. As mulheres que sofrem com problemas urinários devem fazer acompanhamento regular com um urologista.

Doenças no sistema urinário atingem cerca de 40% das grávidas e 35% daquelas que estão na pós-menopausa. As infecções urinárias, complicadas ou não, são muito frequentes nas mulheres, principalmente durante a vida reprodutiva. Isso ocorre devido a uretra feminina ser curta, se comparada com o homem e ainda estar localizada numa área potencialmente contaminada por bactérias, principalmente aquelas chamadas de Gram Negativas. O urologista para mulher também é responsável pelo tratamento de prolapso genital, quando os órgãos genitais internos são projetados para fora. Além disso, dados mostram que a incontinência urinária, por exemplo, afeta um grande número de mulheres e geralmente em sua fase produtiva. Trata-se de uma disfunção miccional, que atinge não somente o aspecto higiênico como também cria condições sociais bastante desfavoráveis.

Tais doenças, dependendo da fase, podem influenciar a qualidade de vida e a autoestima das mulheres, aumentando a possibilidade de doenças depressivas.  Com isso, para evitar maiores consequências, o paciente deve procurar um especialista para começar o tratamento imediatamente. O conceito que a urologia está para o homem, como o ginecologista para a mulher, não é totalmente errado, já que o Urologista trata das afecções do aparelho genital masculino (próstata, pênis, vesículas seminais, testículos, escroto), mas vale ressaltar: há espaço ao urologista para mulher, sem timidez.