Usar camisinha diminui o risco de infecção?

Geralmente, as pessoas relacionam o uso da camisinha apenas como sendo um método contraceptivo. Mas, na verdade, a camisinha é a maior proteção que existe para o aparelho sexual tanto de homens quanto de mulheres.

A infecção urinária acontece quando bactérias se alojam nos tratos urinários, geralmente trazidas do intestino. O índice de mulheres com infecção urinária é superior aos homens, quase 50% das mulheres se não tiveram, terão essa infecção futuramente. Isso ocorre pelo órgão sexual feminino ser mais exposto do que o masculino.

Vários motivos levam à infecção urinária como a higiene inadequada, uma predisposição do próprio indivíduo (as células do revestimento uretral têm receptores para essas bactérias), muito tempo sem esvaziar a bexiga, e também o ato sexual.

Se um dos parceiros no ato sexual for portador de uma bactéria que cause principalmente a uretrite, ou vulvovaginite, e sem a proteção da camisinha, as chances de contaminar o(a) parceiro(a) são altas. As infecções relacionadas mais comuns são por Chlamydia, Gonococo, Trichomonas, entre outras. Vale a pena ressaltar que, por vezes, pessoas são portadoras assintomáticas desses micro-organismos.

A camisinha não só previne a gravidez como também protege contra todas as doenças sexualmente transmissíveis.  Atualmente, há um crescente número de casos de sífilis, gonorréia, HPV e Herpes simples genital. Sexo seguro é com camisinha.

Consulte sempre um urologista para uma orientação correta.

www.drguimaraes.com.br