Varicocele, infertilidade e suas relações com o estresse oxidativo

A Varicocele é a dilatação anormal das veias que estão no saco escrotal. Essa doença pode se desenvolver devido ao mau funcionamento de válvulas encontradas nas veias ou pela compressão de uma veia por uma estrutura próxima.

Por mais que  não apresentam sintomas graves em um primeiro momento, varicoceles podem causar baixa produção de espermatozoides e a consequente infertilidade masculina. Não existem outros sintomas que precisem de tratamento e normalmente é possível reparar os casos que apresentam sintomas através de cirurgias.

Sendo a causa mais comum, identificável, de infertilidade masculina, orienta-se a população de meninos e jovens que façam uma consulta de avaliação com um urologista, principalmente se o pediatra apontar para alguma irregularidade. A causa que leva a varicocele, muitas vezes unilateral, à infertilidade não é totalmente entendida. Um estudo recente feito pelos pesquisadores Luna Samanta e Ashok Agarwal, publicado no “Journal of Urology“, tenta explicar essa alteração com base no estresse oxidativo e a regulação mitocondrial, causados pela varicocele no testículo. Foram estudados 50 indivíduos portadores de varicocele e infertilidade e 10 indivíduos de controle sem varicocele, com a medição do potencial de oxidação/redução do esperma. Os resultados sugerem uma possível explicação para esse questão ainda a ser comprovada: Por que a varicocele leva a infertilidade em alguns indivíduos.

 

Novas perspectivas no tratamento da infertilidade causada pela Varicocele

Acontece que, como o estudo sugere, a dificuldade da função mitocondrial é associada com a expressão diminuída de algumas proteínas responsáveis pelo funcionamento adequado do esperma, concomitante ao elevado nível de oxi-redução potencial no sêmen de pacientes com inférteis com varicocele. A estrutura mitocondrial danificada pode levar ao stress oxidativo mencionado anteriormente, além de síntese reduzida de ATP e disfunção do esperma.

As proteínas mitocondriais que se expressaram de maneira diferente serão exploradas para o desenvolvimento de biomarcadores como uma forma de “prever” a infertilidade em pacientes com varicocele. O tratamento com antioxidantes que atingem a mitocôndria do esperma pode, portanto, ser de grande valia para melhorar o status de fertilidade destes pacientes.

Se você acha que pode estar enfrentando um problema com a sua pele, entre em contato com o Dr. Manoel Guimarães e agende uma consulta. O diagnóstico preventivo aumenta as chances de recuperação!