Câncer de Pênis

Causas: Falta de acesso à condições adequadas de higiene (banho), fimose, HPV (verrugas venéreas)

Sintomas: Ferida no pênis que não cicatriza

Tratamento: Retirada cirúrgica do tumor, linfadenectomia inguinal superficial e profunda. linfadenectomia pélvica.

Câncer de Testículo

Causas: Distopia testicular (testículo não “desceu” ao escroto),

Sintomas: AUmento de volume do escroto, nódulos no escroto, aumento da consistência do testículo (área dura, pétrea, lenhosa)

Tratamento: Orquiectomia (retirada do testículo afetado), linfadenectomia retroperitoneal, quimioterapia, radiotrerapia

Câncer de Bexiga

Causas: Tabagismo, exposição à carcinógenos industriais. Outros fatores predisponentes são sexo masculino e  idade após os 60 anos

Sintomas: Urina com sangue

Tratamento: Ressecção endoscópica, cistectomia, derivação urinária, quimioterapia sistêmica para a doença avançada

Câncer de Rim

Causa: História familiar, Doença de von Hippel Lindau, Tabagismo

Sintomas: Dor lombar, urina com sangue, massa palpável no flanco

Tratamento: Nefrectomia parcial, nefrectomia radical, quimioterapia sistêmica para doença avançada

Impotência Sexual

Causas: Diabetes, trauma, psicogênica

Sintomas: Dificuldade de conseguir e ou de manter ereções satisfatórias

Tratamento: Inibidores da Fosfodiesterase-5; injeções intra-cavernosas, próteses

Cálculos Urinários

Causas: Infecções urinárias, hiperparatireoidismo, distúrbios renais, doenças intestinais, corpo estranho.

Sintomas: Cólicas renais, urina com sangue

Tratamento: Extração por cirurgia endoscópica, litotripsia extra-corpórea

Infecção Urinária

Causas: O sexo feminino é mais afetado de um modo geral. A atividade sexual é um importante fator predisponente