Quais os riscos de pacientes que sobreviveram a um primeiro câncer primário desenvolverem um segundo câncer primário?

Um estudo publicado no The Journal of the American Medical Association usou o banco de dados SEER para avaliar a incidência de mortalidade associada ao segundo câncer primário em pacientes que foram previamente tratados para câncer primário entre os anos de 1992 e 2011.

No banco de dados geral, a idade média no primeiro diagnóstico de câncer primário foi 58,2 anos e a média de idade no segundo diagnóstico de câncer primário foi de 71,2 anos.

Sobre os resultados

Os sobreviventes do sexo masculino do primeiro câncer primário tinham um risco 11% maior de desenvolver um segundo câncer primário (SIR, 1,11) e um risco 45% maior de morrer de um segundo câncer primário (SMR, 1,45). Da mesma forma, as sobreviventes do sexo feminino corriam um risco 10% maior de desenvolver um segundo câncer primário (SIR, 1,10) e um risco 33% maior de morrer de um segundo câncer primário (SMR, 1,33). Os segundos cânceres primários que contribuíram para a maior incidência total foram de pulmão, próstata, bexiga urinária e câncer colorretal em homens e câncer de pulmão, mama, colorretal e do corpo uterino em mulheres. Os segundos cânceres primários que mais contribuíram para a mortalidade do segundo câncer primário foram o de pulmão, colorretal, pancreático, linfoma não Hodgkin e mama.

Análises

Essas tendências destacam o aumento do risco de os pacientes terem sobrevivido a um primeiro câncer primário de desenvolver um segundo câncer primário com risco significativamente aumentado de mortalidade em comparação com a população em geral. Curiosamente, os cânceres associados ao tabagismo e à obesidade foram proporcionalmente mais representados entre os segundos cânceres primários, destacando assim a necessidade de vigilância no monitoramento e aconselhamento de sobreviventes de câncer sobre fatores de risco modificáveis e desenvolvimento de cânceres futuros.

_________________________________

O estudo original foi publicado no JAMA