Beber bastante água evita casos leves de infecção urinária

A infecção urinária é mais comum em mulheres do que em homens pelo fato de a uretra feminina ser mais curta e ainda localizada numa região mais próxima ao ânus, quando comparamos com a uretra masculina. Isso facilita o acesso de entrada, bem como a subida e propagação de bactérias no trato urinário, predispondo à infecção urinária. Mas, saiba que é possível evitar a infecção urinária leve com o simples hábito de ingerir bastante água, e ainda urinar de uma maneira periódica e frequente.

Quando a infecção atinge a uretra, é chamada de uretrite. Ao chegar à bexiga, é cistite. A cistite é a infecção urinária mais comum, causada por uma bactéria presente no perínea da mulher. Entenda que as várias bactérias que habitam o intestino e o canal anal, como a Escherichia coli, e outras (Serratia, Klebsiella, Proteus, Enterococo, Pseudomonas, outras). Já a forma mais grave de infecção atinge os rins e é chamada de pielonefrite, um quadro bem mais grave, caracterizada por bacteremia: febre, tremores e calafrios, e um quadro sistêmico tóxico.

A partir do momento que a bexiga está colonizada, por via ascendente a infecçâo pode afetar os rins. O fato de beber muita água e urinar com uma frequência considerada normal (a cada duas horas) faz com que o agente causador da infecção seja levado para fora, fazendo com que a uretra e a bexiga permaneçam limpas e livres das bactérias. Assim, você mantém os órgãos do trato urinário saudáveis.

Veja que possivelmente o fato ainda mais importante que o volume ingerido seja o volume de produzido de urina. Isso varia de acordo com a temperatura ambiente e a atividade física, entre outros. Um mode fácil de avaliar essa questão é medir o volume de urina produzido em 24 horas. Com o auxílio de um recipiente graduado anote o volume de cada micção. Se esse volume alcançar 2.000 ml você provavelmente estará bem hidratado e protegido.

Entenda que com a vida atribulada de hoje por vezes as pessoas não urinam frequentemente. Então preste atenção ainda para não reter a urina na bexiga por muito tempo, pois isso pode predispor a cistite. Lembre que “a água parada se estraga”. Assim, procure esvaziar a bexiga a cada 2 horas. Se você sentir dores ou notar qualquer alteração na sua urina, procure um urologista.

Atendemos homens e mulheres de todas as idades.

www.drguimaraes.com.br