Bexiga hiperativa e suas causas

Como identificar os sintomas da bexiga hiperativa?

A bexiga hiperativa é a contração involuntária do músculo desse sofisticado reservatório, caracterizada pela a presença de alguns sintomas como desejo imperioso de urinar, o que os médicos chamam de urgência miccional, e ainda aumento na frequência miccional durante o dia ou á noite e ainda a inconveniente incontinência de urgência. O primeiro passo para identificar a doença, é o médico urologista afastar como causa a infecção urinária e ainda condições metabólicas como a poliúria do diabetes e outras enfermidades que possam disfarçar o quadro clínico do paciente.

Um dos principais sintomas da bexiga hiperativa é a súbita vontade de urinar, por vezes acompanhada de dor. Se você não consome líquidos em excesso e que justifique o aumento na quantidade de urina, você deve prestar atenção nos sintomas para identificar possíveis problemas no trato urinário.

Para pessoas que bebem cerca de dois litros de líquidos por dia, o normal é urinar de seis a oito vezes entre a manhã e a madrugada. Caso ultrapasse essa quantidade de idas ao banheiro, vale a preocupação e procurar um profissional especialista no sistema urinário para identificar a causa, podendo ser ou não bexiga hiperativa.

A bexiga hiperativa é um distúrbio mais comum entre as mulheres e chega a atingir 40% do sexo feminino acima dos 60 anos. As mulheres chegam a sofrer duas vezes mais do que os homens provavelmente devido à fraca estruturação do canal urinário, comum na anatomia feminina. Já os homens sofrem com a doença com menos frequência e por vezes está ligado ao pós-operatório das cirurgias de próstata, como por exemplo as cirurgias à laser.

Alguns estudos médicos apontam fatores que justificam o aparecimento da bexiga hiperativa, como a obesidade, gravidez, parto e a própria genética propensa ao distúrbio. Entre os tratamentos disponíveis, os urologistas indicam os exercícios fisioterapêuticos diários, para fortalecer o assoalho pélvico e em alguns casos só são revertidos após o procedimento cirúrgico. A última opção, no caso, só é indicada após a prática do exercício durante um a três meses.

A operação para o tratamento da perda urinária é indicada quando a bexiga hiperativa está associada à incontinência de esforço (casos mistos). Incontinência por esforço é quando a perda ocorre durante a tosse, espirro, ou outro motivo que leve a um aumento da pressão abdominal. A cirurgia nesses casos é um procedimento de baixo risco e se dar pela colocação de uma “tipoia” embaixo da uretra, no canal urinário. A cirurgia é indicada quando nem a fisioterapia e nem as medicações fazem efeito para melhorar a qualidade do trato urinário, o que acontece em 30% dos casos diagnosticado. Para evitar transtornos futuros, o ideal é procurar um urologista assim que identificar mudanças no sistema urinário.