Brasil investiga casos de hepatite aguda grave em crianças

O que se sabe até o momento sobre a hepatite aguda grave infantil de origem desconhecida registrada mundo afora.

Até o final de abril, a Organização Mundial da Saúde (OMS) já havia sido notificada sobre mais de 200 casos de hepatite aguda grave em crianças. Os casos foram registrados na Europa (a maioria no Reino Unido), Estados Unidos, Israel e Japão, sendo que 17 delas precisaram de transplante de fígado.

Os casos chegaram a ser associados à vacina contra Covid-19, porém segundo a OMS, a maioria destas crianças não chegaram a ser imunizadas ou receberam alguma dose contra a doença, descartando qualquer relação com os imunizantes.

No início de maio, foram registrados os primeiros casos suspeitos no Brasil. O Ministério da Saúde confirma que existem 28 casos em monitoramento, identificados em sete estados.

O que se sabe até agora sobre a hepatite aguda grave em crianças

A hepatite de origem desconhecida foi registrada até o momento em 20 países, sendo a Argentina o único país da América do Sul com casos confirmados.

Mortes registradas: uma criança no Reino Unido e outras três na Indonésia. EUA investiga um óbito suspeito.

Idade das crianças: menores de 16 anos.

Não há qualquer ligação com as vacinas contra Covid-19.

Origem desconhecida: não foram identificados qualquer vírus comum que cause hepatite viral aguda.

Sintomas: diarreia, vômito, febre e dores musculares e a icterícia (coloração amarelada da pele e dos olhos).

Para compreender a doença de forma mais detalhada, você pode acessar o site da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), no qual estão disponíveis algumas dúvidas comuns, respondidas por um especialista.

Conheça o Dr. Manoel Guimarães

O médico urologista de Curitiba Manoel Guimarães, além de atender casos urológicos, como um todo, presta atendimento em infecção urinária, cálculos urinários, impotência sexual e câncer.
Quer ler mais conteúdos como este? Acesse o site e conheça o nosso blog.