Câncer colorretal: estudo experimental surpreende com resultados de remissão

Um pequeno estudo realizado com 18 pacientes de câncer colorretal trouxe resultados surpreendentes à toda comunidade médica. 

Um estudo realizado pelo Memorian Sloan Kettering (MSK) Cancer Center, em Nova York, trouxe resultados, apesar de pequenos, bastante animadores acerca do tratamento de câncer colorretal. Isto porque, após o medicamento da farmacêutica GlasiSmithKline dostarlimab ser administrado por seis meses em um grupo de 18 pacientes que ainda não haviam realizado quimioterapia ou outra forma de tratamento, os tumores desapareceram completamente. 

Entenda o tratamento

O medicamento em questão – um inibidor de checkpoint, chamado dostarlimab – já havia sido testado, com resultados bastante otimistas em 2017, quando um grupo de 87 pacientes em metástase fez uso do medicamento por 2 anos. Ficou observado que os tumores encolheram consideravelmente e desapareceram em 10% dos participantes do estudo. 

O dostarlimab é um anticorpo monoclonal inibidor de controle, que induz as células imunes a reconhecerem e atacarem as células do câncer. 

A expectativa de que em pacientes em fases iniciais os resultados pudessem ser ainda melhores, ficou confirmada com esse novo estudo, realizado com 18 pacientes que ainda não haviam testado um tratamento.

Apesar da amostra ser pequena, os tumores cancerígenos desapareceram em 100% dos pacientes testados, em apenas 6 meses de uso da medicação. O resultado é bastante animador à comunidade médica, pois ofereceu um benefício clínico significativo em pacientes com esse tipo de câncer: a remissão total do tumor, que ainda após anos, não foi detectado novamente.

Atualmente, no Brasil, o medicamento foi liberado para tratamento de um tipo raro de câncer de endométrio.

Sobre o câncer colorretal

O câncer colorretal é um tumor maligno que acomete o intestino grosso, ou seja, no cólon, ou em sua posição final, no reto. É o terceiro câncer mais comum entre os homens, perdendo apenas para o câncer de próstata e de pulmão. Os principais sintomas incluem dores abdominais e alterações intestinais diversas, como sangramentos no reto, dentre outros.

Para saber mais sobre o assunto, consulte um especialista no assunto como o Dr. Guimarães, urologista com extensa atuação e experiência em Curitiba e região. Entre em contato!