Câncer de próstata avançado: ANVISA aprova uso de novo medicamento para tratamento.

 

Até pouco tempo atrás, pacientes com diagnóstico tardio de câncer de próstata avançado tinham apenas uma opção de tratamento: castração e radioterapia ou quimioterapia. O maior problema é que mesmo com este armamento pesado, nem sempre a tática dá certo. Inicialmente, ocorre uma remissão, mas pouco tempo depois, o câncer se torna resistente e pode vir a atacar outras partes do corpo com a metástase. E este é o maior perigo.

É preciso deixar claro que, em qualquer câncer, a melhor alternativa é sempre o tratamento precoce. Por isso, nada de correr de exames e consultas. Você pode acabar pagando um preço muito alto por isso, a sua vida. 

Este alerta vale principalmente para o público masculino. Estimativas apontam que cerca de 20% dos casos de câncer de próstata ainda recebem diagnóstico tardio. Resultado de preconceito e receio dos exames. 

A boa notícia é que existem diversos estudos com pacientes que obtiveram resultados animadores e foram analisados minuciosamente por uma equipe técnica. O medicamento utilizado em todos eles foi o PSMA Lutécio-177.

Esta é uma droga administrada via intravenosa e, além de se mostrar eficaz, traz pouquíssimos efeitos colaterais como boca seca e olhos secos. Dentre os benefícios estão o aumento de sobrevida, diminuição das metástases e até mesmo a possibilidade de remissão da doença. 

A conclusão da análise de todos estudos feitos demonstrou que cerca de 68% dos pacientes obtiveram qualquer redução do PSA e 34,4% dos pacientes tiveram uma redução maior do que 50%. O total de pessoas analisadas foi de 455.  

 

Alguns pacientes já contam com o novo tratamento

Uma equipe de Medicina Nuclear já oferece este tratamento como opção à quimioterapia. O Hospital Santa Paula localizado em São Paulo Capital fez a primeira aplicação deste medicamento em setembro de 2020. Como esta instituição, outras sete já possuem a autorização para utilizar este recurso. 

Esta notícia traz esperança para milhares de pacientes e a chance de viver um futuro mais saudável.