CIRURGIA PARA O CÂNCER DE RIM METASTÁTICO

O câncer de rim é responsável por 5% de todos os cânceres nos homens e 3% nas mulheres.

 

 

Câncer de rim metastático é quando o câncer apresenta um grau mais preocupante e já está fora do rim, ou seja, ele atingiu outros órgãos.

Há mais de quinze anos, estudos mostraram que a retirada do rim antes do tratamento imunoterápico trazia benefício para os pacientes com câncer metastático renal. Porém, na era atual, o tratamento da doença metastática não é mais feito com imunoterapia, e sim com drogas novas e superiores, os chamados inibidores do receptor da tirosina quinase.

Um trabalho publicado este mês no “New England Journal of Medicine” por um grupo francês (Méjan A, et al), conhecido como “CARMENA TRIAL”, mostra que a cirurgia e o uso de sunitinib não foi superior ao uso de sunitinib sem a cirurgia.

Foram estudados 450 pacientes divididos nesses dois grupos, e observados por 50 meses. Os autores, no entanto, relatam que não há como indicar o mesmo tratamento para todos os pacientes, e aqueles que apresentarem dor e sangramento têm sim indicação de nefrectomia (retirada do rim).

Referência bibliográfica: https://www.nejm.org/