Cistite: o que é por que essa infecção atinge mais mulheres

Entenda por que a cistite, infecção urinária causada por bactéria, é mais comum entre as mulheres.

É muito comum o atendimento de mulheres ao longo do ano com infecções urinárias. A Cistite é uma delas. No entanto, muitos se perguntam o que causa essa infecção e qual o motivo de acontecer repetidamente com uma mulher do que com um homem

Nesse post, você vai entender o que é, quais são os seus sintomas e qual a razão desse tipo de infecção urinária ser mais comum em mulheres.

O que é Cistite?

A Cistite é uma infecção ou inflamação que afeta a bexiga. Causada pela bactéria  Escherichia coli, presente de forma natural no intestino e com papel importante na digestão, mas que causa infecção no sistema urinário.

Quais os fatores que contribuem para o surgimento dessa infecção?

Entre os fatores que influenciam no surgimento da infecção, está a queda dos hormônios femininos, o chamado hipoestrogenismo, quando os níveis de estrogênio estão abaixo do normal.

Mulheres mais velhas também são mais suscetíveis a infecções do tipo, como a Cistite, que afeta a bexiga, a uretrite, que atinge o canal de passagem da urina para a bexiga e a pielonefrite, no rim. Quem sofre de diabetes também está mais propenso, pois fica com a imunidade afetada. A atividade sexual pode, ainda, ser um fator para o surgimento dessa infecção

Por que essa infecção é mais frequente em mulheres?

As mulheres costumam ter mais infecções urinárias do que os homens. Isso é explicado pela própria anatomia da mulher, pois a distância entre o ânus e o sistema digestivo e o sistema urinário é menor na mulher do que no homem.

Isso facilita a migração de bactérias do trato digestivo para o trato urinário, o que, consequentemente, causa infecção urinária. Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), 50 a 80% das mulheres apresentarão ao menos um episódio de cistite ao longo da vida.

Quais os sintomas mais comuns?

Os sintomas mais comuns dessa infecção são:

• Ardência ao urinar
  • Necessidade de urinar com frequência
  • Dores na bexiga, costas e no baixo ventre
  • Febre
  • Em casos mais graves, sangue na urina.

Como é o tratamento?

Caso alguns desses sintomas sejam sentidos, é preciso procurar um médico e evitar a automedicação. Serão receitados os antibióticos indicados para cada caso, para assim realizar o controle da infecção corretamente.

Existem casos de Cistite de repetição, quando a paciente apresenta a infecção de forma recorrente. Por isso, é indicado consultar um Urologista para avaliar o caso e receber o tratamento adequado.

Como medidas para evitar o surgimento da infecção, é recomendado evitar períodos longos sem urinas, ingerir líquidos na quantidade certa, combater o intestino preso, fazer a higiene adequada das regiões íntimas, praticar exercícios físicos com frequência, evitar roupas apertadas e dar atenção considerável para a limpeza das roupas íntimas.

Consulte um Urologista para o tratamento adequado

Conseguiu entender sobre essa infecção e o que explica a maior frequência em mulheres? Caso você apresente esses sintomas com recorrência, consulte um urologista para avaliar o seu caso.
Marque agora mesmo uma consulta com o Dr. Marcos Guimarães, Urologista com mais de 30 anos de atuação na área. Gostou desse conteúdo? Acompanhe o nosso blog para saber mais sobre doenças do trato urinário que podem afetar o seu dia a dia.