Conheça os principais fatores de risco para o câncer de próstata

O câncer de próstata é o segundo câncer que mais mata homens no Brasil.

Os números são alarmantes: 14 mil óbitos por ano somente no Brasil, todos vítimas do câncer de próstata. As estatísticas são consideradas graves pois esta é uma doença com altas chances de sobrevivência quando diagnosticada precocemente, e basta uma exame que leva cerca de 10 a 15 segundos, o exame de toque retal.

Mas afinal, o que é o câncer de próstata?

A próstata é uma glândula encontrada apenas em homens, localizada perto do reto e abaixo da bexiga. Ela é responsável por produzir um líquido que protege e nutre os espermatozóides. Ao contrário do que muitos pensam, ela não é responsável pelo orgasmo ou ereção.

O câncer de próstata ocorre quando um crescimento anormal das células presentes neste local acaba por originar um tumor maligno. Nestas situações a glândula aumenta e enrijece.

Quando o médico percebe qualquer anomalia no exame de toque, ele irá solicitar exames complementares para poder confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento.

Estou no grupo de risco?

Como a maioria das doenças, homens que se enquadram em determinados critérios fazem parte do grupo de risco que tem maior chance de contrair a doença. Conheça quais são eles:

Homens com alimentação pobre em nutrientes e rica em gorduras: A ciência ainda investiga o papel exato de uma dieta saudável para prevenir doenças como o câncer, mas já existem estudos que comprovam que o alto consumo de carnes e laticínios, assim como uma dieta pobre em legumes e frutas leva a uma maior chance de desenvolver câncer de próstata.

Tabagismo: Ainda não existe uma conclusão em relação da influência que o cigarro possui no câncer de próstata, mas os cientistas seguem investigando.

Obesos: Estudos mostram que os obesos tendem a contrair o câncer de próstata de modo mais agressivo, porém ainda não se sabe ao certo o motivo.

Consumidores assíduos de bebidas alcoólicas: Além de expor o homem a uma maior probabilidade de desenvolver este câncer, o álcool consumido em grandes doses e por um largo período também pode tornar o tratamento ineficaz.

Idade: O risco de desenvolver câncer de próstata aumenta após os 50 anos. Dados informam que 60% dos diagnósticos desta doença surgem em pacientes com mais de 65 anos.

Histórico familiar: Se você possui um parente em primeiro grau que teve câncer de próstata, isso irá mais do que duplicar as chances de você desenvolver também.

Raça: Homens com ascendência caribenha e africana têm mais probabilidade de desenvolver este câncer. Ele também ocorre com maior frequência em brancos não hispânicos do que em hispânicos/latinos e asiáticos. A ciência ainda não descobriu ao certo o motivo desta diferença.

Que sintomas eu devo ficar de olho?

O câncer de próstata é geralmente silencioso e costuma apresentar sintomas somente nos estágios mais avançados. Alguns dos mais comuns são:

• Necessidade de urinar com mais frequência durante o dia ou à noite;
  • Dificuldade de urinar;
  • Diminuição no jato de urina;
  • Sangue na urina;
  • Demora em iniciar ou terminar de urinar.

Porém é importante observar que estes sintomas também são comuns a outras enfermidades como Prostatite e Hiperplasia Benigna da Próstata, portanto caso você perceba qualquer um destes sinais, vá a um Urologista para que ele possa fornecer o diagnóstico correto.