Covid-19 e a sua relação com disfunções sexuais

Segundo pesquisas recentes realizadas sobre os reflexos a longo prazo da Covid-19, a incidência de disfunções sexuais têm sido uma frequente relatada. 

Um estudo recentemente realizado que contou com a participação 3.762 entrevistados de 56 países relatou sobre os sintomas e impactos de longo prazo após infecção por covid-19. 

Um dado que se destacou foram os relatos acerca da influência nas funções sexuais dos participantes.

Entre os sintomas relatados por homens se destacaram os ligados a saúde sexual:

– 15% dos homens relataram disfunção sexual;

– 14% dos homens relataram dor nos testículos;

– 3% dos homens relataram uma diminuição no tamanho genital.

Os participantes também relatam condições de saúde diversas de forma prolongada e deficiência significativa. 

Segundo os dados obtidos, a maioria não havia retornado a normalidade produtiva no trabalho mesmo após 6 meses da infecção por COVID-19. Outros pacientes não se recuperaram em 7 meses e continuaram a apresentar uma carga significativa de sintomas.

 

Acerca da relação do vírus da Covid-19 com as funções sexuais masculinas

A testosterona é o principal hormônio sexual masculino, essencial para o desenvolvimento de características sexuais primárias e secundárias, incluindo testículos, músculos, massa óssea e pêlos do corpo. Estudos anteriores indicaram que o novo coronavírus poderia se ligar à ACE2, uma célula protéica receptora, grande parte das quais está concentrada nos testículos, possibilitando assim a ocorrência de disfunções na saúde sexual masculina.

Para mais informações sobre saúde sexual masculina, conheça o Dr. Manoel Guimarães.

 

Sobre o Dr. Guimarães

O Dr. Manoel Guimarães é mestre e doutor em Urologia, com mais de 30 anos de experiência na área. Professor de Urologia por 20 anos, foi médico urologista do Hospital de Clínicas da UFPR durante 25 anos. 

Atua na área de oncologia, próstata, cálculos, impotência, ejaculação rápida, vasectomia, bem como toda a área da Urologia.

Para maiores informações, entre em contato pelo telefone (41) 3242-5353.