Covid-19 em pessoas vacinadas e não vacinadas; entenda a diferença

Saiba como a Covid-19 em pessoas vacinadas reage de maneira diferente no organismo

A vacina trouxe esperança para a humanidade em meio a pandemia causada pelo Coronavírus. No entanto, ainda há muitas especulações sobre o diagnóstico da Covid-19 em pessoas vacinadas.

O fato é: as vacinas disponíveis atualmente não evitam a contaminação, porém são essenciais para prevenir o desenvolvimento da forma grave desta doença que causou milhões de vítimas pelo mundo.

Estudos mostram que a Covid-19 não deverá deixar de existir e, que possivelmente iremos conviver com ela, assim como ocorre nos casos de influenza. Por isso, a prevenção por meio das vacinas é tão importante. 

Quer saber como esta doença causada pelo Coronavírus reage de maneira diferente em organismo imunizados e não imunizados? Veja mais a seguir:

Reação da Covid-19 em pessoas vacinadas

Quando o vírus encontra um sistema imunológico com anticorpos para combatê-lo, a doença se desenvolve com sintomas mais leves e com rara necessidade de internação.

Além de diminuir as chances de infecção grave, a vacinação também reduz a disseminação da doença em pelo menos oito vezes.

Com um maior número de pessoas imunizadas é possível ainda amenizar o surgimento de novas variantes que possam apresentar riscos maiores, superlotação em hospitais e principalmente, a morte.

Reação da Covid-19 em pessoas não vacinadas

Ao se deparar com um organismo desprotegido, o vírus se instala com mais facilidade e mesmo e pode levar cerca de 15% dos infectados à intubação, sendo que 2% destes podem vir a óbito. Conforme mostra este artigo publicado no Estadão.

Este é o mesmo cenário que chocou o mundo em 2020. E por mais que os números de casos graves pareçam baixos, é preciso lembrar que já passamos da marca de 5 milhões de mortes em todo o planeta, só no Brasil são mais de 600 mil vítimas.

Conheça o Dr. Manoel Guimarães

O Dr. Manoel Guimarães é mestre e doutor em Urologia, com mais de 30 anos de experiência. Professor de Urologia por duas décadas, foi médico urologista do Hospital de Clínicas da UFPR durante 25 anos. 

Entre as suas especialidades estão: oncologia, próstata, cálculos, impotência, ejaculação rápida e vasectomia. Para mais informações, entre em contato.