Dieta saudável pode aumentar sobrevida de homens com câncer de próstata

Homens que adotam uma dieta baseada na ingestão de mais gorduras saudáveis encontradas em vegetais como frutas, nozes e azeite de oliva têm taxas de sobrevida maiores após um diagnóstico de câncer de próstata do que aqueles cujas dietas se mantém inalteradas.

As descobertas, publicadas no Journal of the American Medical Association (Jama) Internal Medicine, sugerem que mudanças na qualidade da dieta podem ser importante para reduzir o risco de morte entre os homens cujo câncer de próstata ainda não se disseminou para outros órgãos.

“O consumo de óleos saudáveis e nozes aumenta os antioxidantes de plasma e reduz a insulina e a inflamação, que podem deter o avanço do câncer de próstata”, afirmou o principal autor do estudo, Erin Richman, bolsista de pós-doutorado do Departamento de Epidemiologia e Bioestatística da Universidade da Califórnia em São Francisco.

O estudo foi feito com 4.577 homens diagnosticados com câncer de próstata não-metastático entre 1986 e 2010.

Os cientistas descobriram que os homens que substituíram 10% do total das calorias diárias ingeridas com gorduras vegetais saudáveis no lugar de carboidratos tiveram um risco 29% menor de desenvolver um câncer de próstata letal. Eles também apresentaram um risco 26% menor de morrer consideradas causas diversas.

 

Fonte: Uol Notícias
Imagem: Shutterstock/Anna Maltseva